Página inicial > Comunicação > Notícias > Conselheiros estaduais participam de atividade de educação permanente em Dois Irmãos
Publicação: 17/12/2013 às 09:55

Os conselheiros estaduais de saúde Ivarlete de França e Rafaeli Marques da Silva participaram, dia 12 de dezembro, de uma atividade de Educação Permanente para conselheiros municipais de saúde de Dois Irmãos, na Região Metropolitana. Por solicitação aprovada na plenária daquele conselho, foram abordados os temas: Lei 141/2012, o que é controle social e qual  o papel de um conselho e dos conselheiros. A atividade foi precedida pela eleição da nova Mesa Diretora, sendo escolhida a assistente social Cláudia Engel para a presidência no lugar de Miriam Lehmann. O secretário municipal de saúde, Jerri Meneghetti, também esteve presente.

Ivarlete abordou a história do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância dos conselhos de saúde e da paridade dos segmentos que os compõem. “É fundamental que os conselheiros se qualifiquem, pois o conselho é um formulador e garantidor de políticas de saúde, tem caráter deliberativo e fiscalizador e os conselheiros devem estar capacitados para exercer seu papel”, disse.

Rafaeli destacou a disputa ideológica entre os que enxergam a saúde do ponto de vista do mercado, ou seja, para obter lucros, e os que o defendem como direito de todos os cidadãos. E, por isto, é fundamental que não só os conselheiros, mas toda a sociedade conheçam o SUS, como funciona, pois só defende quem conhece. “O orçamento, por exemplo, deveria ser de conhecimento público, pois os impostos são pagos pela população, mas não temos a cultura de acompanhar isto”. Ele disse ainda que a comunidade deve acompanhar e fiscalizar os instrumentos de gestão. “Não é fácil, mas este é um trabalho que precisar ser feito!”.