Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > 3ª CEST/RS ELEGE PROPOSTAS PRIORITÁRIAS E DELEGADOS À 4ªCNST
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 09/06/2014 às 00:00

3ª CEST/RS ELEGE PROPOSTAS PRIORITÁRIAS E DELEGADOS À 4ªCNST

3ª CEST/RS
3ª CEST/RS

Os delegados e delegadas da 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Rio Grande do Sul – 3ª CEST/RS as 12 Propostas Prioritárias e os 48 Delegados Titulares e 16 Delegados Suplentes.

As 12 Proposta Prioritárias são as seguintes por ordem de votação:

1) Criar legislação que o assédio moral e as violências no ambiente de trabalho sejam considerados crime, punindo quem as praticou. O gestor público que tomar ciência do assédio e não tomar as devidas medidas será corresponsável sofrendo a perda do cargo público. E, o Estado terá que arcar com as despesas do tratamento das sequelas do assediado e seus familiares. No caso do gestor do setor privado a organização do trabalho será penalizada com multa com impedimento na participação em licitações públicas, além de arcar com as despesas do tratamento das sequelas do assediado e seus familiares, dentre outras penalidades.

2) Estabelecer legislações que garantam ao CEREST e às equipes de Vigilância em Saúde do Trabalhador dos municípios e estados, o poder de fiscalização nos ambientes de trabalho e a condição de autoridade sanitária, com a participação dos sindicatos, e que configurem como infração sanitária o descumprimento de legislações de promoção e proteção à saúde dos trabalhadores.

3) Reduzir a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário, por conta da carga de trabalho excessiva estar gerando o adoecimento e alienação dos trabalhadores e trabalhadoras.

4) Agilizar os processos de reavaliação dos registros e dos cadastros de agrotóxicos visando a proibição do uso de agrotóxicos perigosos e de maior risco à saúde e ao meio ambiente e reafirmar a proibição da importação e produção do uso de agrotóxicos já proibidos nos países de origem.

5) Combater as horas-extras e proibir os bancos de horas por provocarem prejuízos à saúde devido à sobrecarga de trabalho.

6) Exigir que o INSS: a) siga parâmetros definidos em protocolos, consensuados pelo Ministério da Saúde, para avaliação de doença, incapacidade e afastamento do trabalho, incluindo a utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF); b) repasse as informações referentes às CATs (mesmo as recusadas), ao Ministério do Trabalho, aos órgãos de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS e aos sindicatos; c) considere os laudos estabelecidos pelo SUS; d) aplique o Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP) na realização das perícias do INSS; e) aceite as CATs emitidas pelo SUS e sindicatos de trabalhadores; e que nenhuma negativa de nexo com o trabalho seja produzida sem a investigação e realização de perícia nos locais de trabalho, com a presença do trabalhador e respectivo sindicato.

7) Garantir a participação democrática dos trabalhadores rurais e urbanos, incluindo as comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas) os mesmos direitos dos setores público e privado quanto a acidentes de trabalho, invalidez e aposentadoria, com equiparação, para fins de cálculo previdenciário.

8) Garantir uma política de saúde mental no trabalho, que articule as ações individuais – de assistência e de recuperação dos agravos – com as ações coletivas – de proteção, promoção, prevenção, de vigilância dos ambientes, processos e atividades de trabalho, e de intervenção sobre os fatores determinantes da saúde dos trabalhadores – que contemple a complexidade das relações trabalho/saúde mental, a atuação multiprofissional e interdisciplinar, construindo as interações necessárias entre as Redes de Atenção Psicossocial e a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.

9) Lutar contra toda e qualquer iniciativa de privatização do SUS e da Previdência Social.

10) Criar e implantar uma política de prevenção, promoção, proteção e recuperação em saúde mental no trabalho, no setor público e privado, garantindo a inclusão e reconhecimento do sofrimento psíquico das doenças mentais nas avaliações ocupacionais de saúde do trabalhador.

11) Garantir a integralidade na atenção à saúde dos trabalhadores, inserindo as ações de saúde do trabalhador em todas as instâncias da Rede de Atenção à Saúde do SUS (atenção primária em saúde, atenção especializada, CERESTs, urgência e emergência, atenção hospitalar, apoio diagnóstico, assistência farmacêutica e vigilância em saúde), e nas políticas públicas de saúde transversais à saúde do trabalhador, incluindo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, respondendo às necessidades de cada território e fortalecendo a estrutura da Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador (RENAST).

12) Combater toda e qualquer forma de violência de gênero, respeitando as identidades de gênero em ambientes de trabalho, sindicais e entidades a fins, buscando romper com as desigualdades de oportunidades e direitos entre homens e mulheres.

  

DELEGADOS TITULARES PARA ETAPA NACIONAL

 

USUÁRIO

TRABALHADOR

EM SAÚDE

GESTOR/

PRESTADOR

DELEGADOS

TITULARES

CES MEMBROS

ANA MARIA VALLS

CLAUDIO AUGUSTIN

CAMILA CORREA JACQUES

LEILA GHIZZONI

4

CES ELEITOS

MARCIADELIMACARVALHO

MARIA LOVANI ELY

LISIANEBERNHARDHINTERHOLDZ

STÊNIO DIAS PINTO RODRIGUES

4

PORTO ALEGRE

GILMAR CAMPOS

LUCIANO MENEZES

ANITAMAR MACIEL LENCINA

FÁBIO BINZ KALIL

4

CENTRO OESTE

JAIRO ONERON SODRÉ DOS SANTOS

PAULO RENATO ABADE

ADRIANO JOSE PIOVESAN

JAIR ANTONIO ZANCAN

4

METROPOLITANA

DANIEL GALVÃO SODRÉ BILHERI

OTTO LAURI HUHNFLEISCH

MARIA LUISA RODRIGUES

ROSMARIE MATTE

SAMUR DA SILVA VELHO

VLADIMIR DUARTE

CLEBER DA SILVA BRANDÃO

ELIS REJANE BUENO NUNES

ESMERALDO NASCIMENTO DA SILVA

CLEITON MELHA ROTHMUND

MARTA BOECK

MÔNICA KRANEN

12

MISSIONEIRA

NILSON DE CHAVES

ANTONINHO CARVALHO NOGUEIRA

DULCE KLATT

JUARES ZANELLA DE JESUS

4

NORTE

IVONEI CLÁUDIO FÃO

ALCIONE BATISTA ARRUDA

MARIA TEDESCO

SOLANGE MARIA PROTTI

4

SERRA

DANUBIO ALVES DA SILVA JUNIOR

LUIZ CARLOS DE AZEVEDO

LUIZ FERNANDO FERREIRA

EDSON LUIS FABRO GASPERIN

4

SUL

JULIO CESAR MACHADO ARTIGAS

MATEUS ROSSY BRANDI BARTELL

ELCIO ALTERIS DOS SANTOS

GILSON LEMOS DE PAULA

4

VALES

GERSON ANTONIO B. BORGES

RENATO PINHEIRO SOARES

PATRICIA DE SOUZA FAGUNDES

EDUARDO SOARES MACIEL

4

TOTAL

24

12

12

48

    

DELEGADOS SUPLENTES PARA ETAPA NACIONAL

 

 

USUÁRIOS

TRABALHADOR DE SAUDE

GESTOR/PRESTADOR

DELEGADOS

SUPLENTES

CES MEMBROS

PAULO HUMBERTO GOMES DA SILVA

CRISTIANE PEGORARO

0

2

CES ELEITOS

DEBORA MELECCHI

GERUSADOSSANTOSCARDOSO

0

2

PORTO ALEGRE

OSCAR RISSIERI PANIZ

0

MARIA LUIZA DE LIMA

2

CENTRO OESTE

ANA LUCIA DA SILVA VIERO

0

0

1

METROPOLITANA

IZABEL MARIA DE FÁTIMA FLORES

0

MARLUZA DA SILVA ROSA

2

MISSIONEIRA

0

VERA LÚCIA SOARES DE MOURA DA ROSA

0

1

NORTE

ELIANE CONCEIÇÃO LAGO

0

VALDIR BASSO

2

SERRA

IVAN FROES

0

JOÃO DARCY RESENDE

2

SUL

MARIA DAS GRAÇAS RASCH

0

0

1

VALES

0

EDAGUIMARA FREITAS RODRIGUES

0

1

TOTAL

8

4

4

16

 

 

 

 

 

 

 

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS