Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Presidente do CES, Célia Chaves, é homenageada no Conselho Federal de Farmácia
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 19/03/2015 às 16:23

Presidente do CES, Célia Chaves, é homenageada no Conselho Federal de Farmácia

Célia Chaves
Célia Chaves

Nesta quinta-feira (19/3), a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Célia Machado Gervásio Chaves, será homenageada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Brasília, ao receber a Comenda do Mérito Farmacêutico, a mais alta honraria concedida pela entidade, criada com o objetivo de distinguir e homenagear aqueles que contribuíram para o engrandecimento da Farmácia brasileira.

A homenagem vem no ano em que Célia comemora 40 anos como farmacêutica. “Comecei minha militância ainda como estudante, participando de diretórios e semanas acadêmicas. Em 1979, assumi como secretária da Associação dos Farmacêuticos. Participei de vários Conclats [Conferências Nacionais da Classe Trabalhadora], e sempre fiz parte ativamente de todas as entidades profissionais”, relembra.

Célia também atua como diretora do Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sindifars), da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), e é conselheira do CES desde a sua criação. Já foi presidente do Conselho Regional de Farmácia e conselheira do CFF, entidade que agora a homenageia. Trabalhou como professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por 30 anos, sendo expondo aos universitários a importância de militar por melhores condições de trabalho.

Sua trajetória de vida, enraizada em lutas sociais e sindicais, começou na década de 70, antes mesmo de se formar na faculdade de Farmácia, pela UFRGS. Mestrado e doutorado também dividiram tempo com a militância. Atuando e participando de vários movimentos e eventos sociais, como a 8ª Conferência Nacional de Saúde, a qual deu início a todo o processo de operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Controle Social, Célia também contribuiu no Processo Constituinte, depondo em comissões que elaboraram a Constituição, na área da saúde.

Apesar de já ter participado ativamente de várias realizações importantes para a saúde do país, Célia ainda luta por novas conquistas. “Meu sonho é ver o profissional farmacêutico reconhecido, respeitado e com condições dignas de trabalho, exercendo seu papel. Também, espero ver o usuário do SUS sendo atendido de acordo com seus direitos. Como cidadã, luto por melhores condições de vida, respeitando sempre a democracia”, afirma.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS