Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Plenária do RS encaminha propostas para a Plenária Regional Sul
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 23/03/2015 às 18:17

Plenária do RS encaminha propostas para a Plenária Regional Sul

Plenária aconteceu na Fetag
Plenária aconteceu na Fetag

 

Nesta sexta-feira (20/3), mais de 140 conselheiros e conselheiras dos municípios do Rio Grande do Sul e representantes de entidades e movimentos sociais fizeram uma plenária de avaliação da Saúde no estado. As propostas foram encaminhadas pelo Conselho Estadual de Saúde (CES/RS) na Plenária da Regional Sul, preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu no último sábado (21/3), na Fetag-RS (rua Santo Antônio, 121 – Bairro Floresta).

 

Os presentes constataram a necessidade do RS organizar melhor o controle social; ter estratégias de agenda permanente de capacitação e formação dos agentes do controle social e fortalecer a Atenção Básica. Foi unânime a importância de plenárias preparatórias como esta para ampliar o espaço de diálogo para as conferências estadual e nacional.

 

O vice-presidente do CES/RS e presidente do Sindsepers, Claudo Augustin, também encaminhou a necessidade de afirmar que as diretrizes da 6ª ConferÊncia Estadual de Saúde e 14ª Conferência Nacional de Saúde sejam usadas enquanto não se tem a nova política de saúde no País. A conselheira do CES/RS, Ana Valls, lembrou também das causas de adoecimento no estado. Em Ijuí, a Agapan denunciou o uso de agrotóxicos como principal fator de adoecimento da população.

 

Durante a plenária, foram apresentadas monções de apoio à nomeação dos concursados do quadro de saúde do RS; afirmação da obrigatoriedade de investir 12% do orçamento do estado em Saúde, sem corte como anunciou o governador José Ivo Sartori, no dia 19/3 e o desarquivamento do Projeto de Lei que reestrutura a CES/RS.

 

 

Por Mariana Pires/Engenho Comunicação e Arte

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS