Página inicial > Comunicação > Notícias > CES participa de plenária preparatória para XV Conferência Nacional de Saúde
Publicação: 14/04/2015 às 10:03

CES participa de plenária preparatória para XV Conferência Nacional de Saúde

Presidente do CES, Célia Chaves, juntamente com Debora Melecchi e com a vereadora de Porto Alegre, Jussara Cony

A presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-RS), Célia Chaves, participa, nesta segunda-feira e terça-feira (13 e 14/4), da Plenária Nacional de Conselho de Entidades e Movimentos Populares, com lideranças do movimento sindical e comunitário, no centro de convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. Durante o encontro será construída a XV Conferência Nacional de Saúde.

Ao longo do primeiro dia de atividades, a diretora de Saúde da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) e vice-presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sindifars), Debora Melecchi, fez algumas intervenções, assim como o metalúrgico da CTB Nacional, Francisco da Silva. As falas foram em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da democracia, da soberania nacional, de reformas estruturantes no Brasil, como a Reforma Política e a Reforma Tributária, com a taxação das grandes fortunas e com a posição firme contra as PECs e Projetos do Legislativo Nacional que arrasam todas as conquistas do SUS e dos trabalhadores. Também houve manifestações contra a privatização da saúde e a terceirização do mundo do trabalho, com consequências trágicas para o povo brasileiro.

“Neste ano, comemoramos 25 anos da publicação das leis 8080 e 8142, que são decorrentes de um longo processo de luta, começado após a redemocratização do país. Leis desenvolvidas para garantir saúde como direito e dever do estado, na Constituição Federal. Ao lembrarmos esta conquista, não podemos aceitar retrocessos como a entrada de capital estrangeiro e a aprovação do orçamento impositivo. Temos que ir para rua, lutar por um sistema de saúde público, integral e que atenda de fato toda a população brasileira”, defendeu Debora.