Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > CES participa de audiência pública sobre concursados no Estado
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 24/04/2015 às 12:01

CES participa de audiência pública sobre concursados no Estado

Carente de profissionais da saúde em diversas áreas e regiões, o Estado do Rio Grande do Sul conta com mais de 600 aprovados em concurso público para o setor que ainda aguardam nomeação nos cargos. Nesta quarta (22/4), o tema foi discutido em audiência pública conjunta da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e da Comissão de Segurança e Serviços Públicos. A atividade contou com a presença de deputados, concursados, representantes do Conselho Estadual da Saúde e de várias entidades que representam o setor.  

Apesar da gravidade do assunto, o governo do Estado não enviou representantes para a audiência. “Lamentamos a postura de não dialogar. Essa audiência está marcada há bastante tempo e a Secretaria Estadual da Saúde foi convidada a participar”, criticou o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), presidente da Comissão de Saúde.

Mesmo sem a participação da Secretaria da Saúde, a audiência foi realizada e lotou o Plenarinho da Assembleia Legislativa. As autoridades presentes alertaram que a não nomeação de servidores prejudica o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). “Muitas ações planejadas e aprovadas pelo Conselho de Saúde não serão realizadas, muito provavelmente, pela falta de pessoal”, disse a presidente do CES-RS, Célia Chaves.

O presidente do Sindicato dos Servidores do RS, Claudio Augustin, cobrou a nomeação dos concursados e a implementação de um plano de carreira para a área da saúde. “Saúde pública se faz com trabalhadores de saúde”, assinalou. 

O presidente da Comissão dos Concursados, Alpheu Ferreira Júnior, lembrou que, no mês de fevereiro, o próprio secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, em uma publicação no Diário Oficial do Estado, confirmou a existência de centenas de cargos vagos na saúde gaúcha. “Só teremos saúde de qualidade por meio de contratações, e contratações imediatas”, reivindicou. 

Junto com a deputada Manuela D´Ávila (PCdoB), proponente da audiência, Valdeci anunciou a ampliação da cobrança sobre o Estado. “A Comissão de Saúde imediatamente solicitará uma audiência dos seus membros com o Chefe da Casa Civil. Queremos um panorama e um calendário de nomeações. O Executivo precisa ser transparente”, afirmou.

Fonte: Com informações da Assembleia Legislativa

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS