Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Ainda há vagas para Seminários de Avaliação do Datasus
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 28/04/2015 às 15:36

Ainda há vagas para Seminários de Avaliação do Datasus

Datasus
Datasus

Como analisar a situação de saúde dos municípios e de que forma trabalhar com a base de dados e indicações do Ministério da Saúde: esses são os principais objetivos dos seminários organizados pelo Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Estado do Rio Grande do Sul (NEMS/RS), em conjunto com o Núcleo regional do Rio Grande do Sul do Datasus, em Porto Alegre. As atividades são consideradas preparatórias para a 7ª Conferência Estadual e 15ª Conferência Nacional de Saúde.

“Há uma constatação de que as políticas de saúde são muito mais para curar do que prevenir. Não temos um diagnóstico epidemiológico do Rio Grande do Sul. Não se sabe quais são as principais doenças de cada cidade, muito menos as suas causas. Para fazermos essa análise é necessário que as pessoas detenham conhecimento. Esse tipo de curso é importante para qualificar os conselheiros e militantes do SUS para entender como se faz uma análise das condições de saúde para construir assim esse diagnóstico que falta e que evitará boa parte do processo de adoecimento”, explicou o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde do Estado (CES-RS), Claudio Augustin. 

Os seminários são abertos regularmente para um público de aproximadamente 50 participantes, que tem a oportunidade de, durante os dois dias, renovar conhecimentos sobre a história do Sistema Único de Saúde (SUS), controle social, instrumentos de planejamento e gestão, além de receber informações sobre as melhores maneiras de analisar a situação de saúde dos municípios gaúchos, utilizando para isto uma ferramenta de planejamento e avaliação desenvolvida especialmente para o seminário. 

“A capacitação proporcionada pelo Datasus/RS merece nossos agradecimentos. Sejam os dirigentes sindicais e usuários, é fundamental saberem onde buscar informações e analisar a situação de saúde para intervirem com qualidade nas discussões de saúde que impactem nas políticas públicas que atendam as necessidades da população”, afirmou a vice-presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifars) e secretária da Saúde da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Debora Melecchi, que participou de um seminário no início de março. 

“Nesses cursos, estamos qualificando pessoas que irão participar das conferências municipais. Apesar da conferência mais comentada ser a nacional, acredito que as municipais são as mais importantes, porque fazem parte de um processo extremamente rico. Serão quase 500 conferências no estado que se o Controle Social conseguir fazer com que os participantes discutam sobre saúde, o que faz adoecer e como evitar, será a possibilidade de encontrarmos soluções para o adoecimento. Além disso, são as conferências municipais que produzem propostas que irão para a Estadual e a Nacional”, defendeu Augustin. 

Até o momento, existem quatro datas para os seminários com vagas em aberto: 12 e 13 de maio; 26 e 27 de maio; 9 e 10 de junho; e 23 e 24 de junho. Para se inscrever, preencha a ficha, clicando aqui: 

“O objetivo é de fortalecer a participação dos conselheiros nas discussões das pautas sobre equidade em saúde e nos processos de avaliação da situação de saúde do município, com o objetivo de ampliar o alcance dos debates preparatórios para as Conferências Municipais e para a Conferência Estadual de Saúde”, esclareceu a gerente regional do Datasus, Veralice Maria Gonçalves. 

O presidente do Conselho de Direitos Humanos de Porto Alegre, José Hélio Costalunga de Freitas, também participou de um dos seminários e aprovou a ideia. “O Seminário de Avaliação da Situação de Saúde traz para nós, Conselheiros de Saúde, informações importantes com uma linguagem acessível e é de alta valia para embasar mais a nossa participação nos Conselhos de Saúde. Vale a pena fazer este Seminário, eu fiz na primeira turma e assino embaixo”, relatou.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS