Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > 7ª Conferência Estadual de Saúde tem início nesta sexta-feira em Porto Alegre
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 18/09/2015 às 16:41

7ª Conferência Estadual de Saúde tem início nesta sexta-feira em Porto Alegre

Plateia da Conferência
Plateia da Conferência

Cerca de duas mil pessoas, entre delegados e convidados, participam da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, que teve início na manhã desta sexta-feira (18.09), no Auditório Araújo Vianna em Porto Alegre.

Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, o evento reúne delegações de todas as regiões do Estado até domingo (20/9).
A presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS), Célia Chaves, que também preside a Conferência, ao abrir os trabalhos, ressaltou a importância do processo conferencial para a saúde pública. Ela também destacou ser necessário o resgate da cidadania no SUS. “A conferência tem um caráter importante de resgatar o SUS e garantir que ele sobreviva com universalidade e integralidade. Precisamos defender a democracia, não podemos retroceder”, afirma.

Mesa de abertura

O secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, lembrou que o SUS é o maior sistema de imunização do mundo, bem como o maior em transplantes. “As pessoas desconhecem a magnitude do SUS, pensam que ele é somente atendimento médico e hospitalar”. Gabbardo afirmou que um dos maiores problemas do sistema, atualmente, é a crescente demanda judicial. “Nosso Estado é o que apresenta o mais alto índice de judicialização do Brasil, cerca de 50% das ações são oriundas do Rio Grande do Sul”. Conforme ele, é impossível cumprir as demandas existentes e, também, as ações judiciais.

Participaram ainda da mesa de abertura o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Tarcísio Zimmerman, o representante do Conselho Nacional de Saúde, Carlos Duarte, e o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Marcelo Bósio.

Primeira Mesa

Gastão Wagner

Logo após a abertura, o médico sanitarista e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abfrasco), Gastão Wagner de Souza Campos, fez uma palestra sobre Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde. Ele fez uma reflexão sobre o presente e o futuro do sistema.

À tarde estão previstas mais duas mesas: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; e Financiamento, Trabalho e Participação Social no SUS.

Texto: Marcia Camarano (MTB 5910)
Fotos Neusa Jerusalém –SES/RS (MTB 6132)

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS