Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Dilma defende o SUS na 15ª Conferência Nacional de Saúde
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 14/12/2015 às 16:09

Dilma defende o SUS na 15ª Conferência Nacional de Saúde

Dilma Rousseff na 15ª CNS
Dilma Rousseff na 15ª CNS

Na abertura da plenária final da 15ª Conferência Nacional de Saúde, na manhã da sexta-feira (4/12), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Estavam presentes a presidenta do CNS, Socorro Souza, e os conselheiros Ronald Santos e Geordeci Souza. A plateia foi tomada pelo clima de defesa da democracia, “pela saúde da democracia e contra o golpe” dizia a presidente.


Socorro de Souza abriu os trabalhos falando da importância que tem a conquista democrática do povo ao garantir constitucionalmente o direito à saúde para todo o cidadão brasileiro. “A centralidade da defesa do Sistema Único de Saúde - SUS é defender a democracia brasileira”, afirma.

Dilma Rousseff foi recepcionada pelo presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, e pela presidenta do CNS, Socorro Souza. Eles a levaram até o palco do auditório Ulysses Guimarães, onde foi recebida com aplausos e gritos de “não vai ter golpe”. Ela estava acompanhada do ministro da Casa Civil, Jacques Wagner, e o da Saúde, Marcelo Castro.

A presidenta iniciou sua fala agradecendo aos presentes pela recepção, “vocês não imaginam como isso que vocês estão fazendo faz bem para a alma da gente”, afirmou.

“Quando a gente olha para o SUS, a gente sabe que há conquista. Temos que valorizar o SUS todo dia, 24 horas por dia. E isso significa garantir vacinas, transplantes, vigilância sanitária e epidemiológica, tratamento das pessoas com deficiência, medicamentos gratuitos ou com desconto. Tudo isso é a complexa articulação de pessoas que garantem o SUS, e que mudam para melhor a vida dos brasileiros”, defendeu a presidenta Dilma Rousseff, diante de 6,5 mil participantes da 15ª Conferência Nacional de Saúde que lotaram o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

“Estamos juntos nessa luta, que vai nos exigir muito diálogo e trabalho. Até 2018, eu e meu governo seremos incansáveis na tarefa de construir saúde de qualidade para cuidar bem dos brasileiros”, garantiu a presidenta.

Ao falar sobre a epidemia de vírus Zika, Dilma anunciou que o governo federal está mobilizando agentes de saúde, da Defesa Civil, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica em todo o país, em breve seria lançado em Pernambuco um plano de ação para estancar o aumento de casos de microcefalia no Brasil.

“Nós vamos usar de todos os elementos, desde essa prevenção até o uso de tecnologia para procurar vacinas que sejam comercializáveis para tratar de outra forma a erradicação do vetor”.

A presidenta citou conquistas do SUS ao longo da história das conferências nacionais de saúde, e lembrou a origem do programa Mais Médicos.

“Quatro anos atrás, entre as diretrizes aprovadas na 14ª Conferência, estava a necessidade de fortalecer a atenção básica. Nós escutamos essa reivindicação justa, que era garantir a base e a estabilidade do SUS. Avançamos muito, construímos uma rede bem mais estruturada. Construímos novos postos de saúde, melhoramos e reformamos os existentes, fortalecemos o SAMU e criamos as farmácias populares. Mas eu quero dizer para vocês que a maior vitória da atenção básica no nosso País foi o programa Mais Médicos. Eu me orgulho muito do Mais Médicos”, disse Dilma.

Ao final, a Presidenta cumprimentou os delegados que se amontoavam à frente do palco para tentar algum contato com Dilma.

Fonte: Fenafar

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS