Página inicial > Comunicação > Notícias > CES recebe presidente do Conselho Nacional de Saúde
Publicação: 20/01/2016 às 16:03

CES recebe presidente do Conselho Nacional de Saúde

Reunião aconteceu na sede do CES

O Conselho Estadual de Saúde cedeu sua sede, nesta quarta-feira (20/1), para a primeira reunião do Conselho Nacional de Saúde neste ano de 2016.

“Essa é a primeira reunião da mesa diretora do CNS em Porto Alegre, aproveitando a agenda de alguns conselheiros no Fórum Social Mundial. Daremos início ao processo de planejamento sobre como será a gestão, organizar as comissões e definir a forma que o Conselho dará conta de implementar as decisões políticas da última Conferência Nacional de Saúde, realizada em dezembro. Também buscamos dar continuidade ao processo que vinha acontecendo dos debates políticos nas diferentes áreas que o Conselho atua. O objetivo principal dessa reunião é dar sequência executiva às ações do Conselho”, esclareceu o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira.

A presidente do CES, Célia Chaves, falou da honra de sediar o encontro, que foi a primeira reunião do novo presidente do CNS.

A ideia de a primeira reunião do ano acontecer durante o Fórum Social Mundial Temático, que acontece na mesma cidade, é simbolizar a integração com os movimentos sociais. A  mesa  apontou o planejamento do triênio 2015/2018, o processo de recomposição das comissões e definiu o calendário anual do CNS neste ano. Também foi apresentado o Plano de Valorização dos Agentes de Saúde e Edemias, o acompanhamento das ações do Ministério da Saúde no combate ao Zika Vírus, entre ouras pautas.

Educação – Pelo fato de a reunião ter acontecido na sede do CES/RS, a integrante da comissão de educação permanente do estado, Sandra de Leon, apresentou uma proposta de projeto que possa integrar as ações desenvolvidas pelo CNS no âmbito da educação, com foco na formação de multiplicadores locais, para o fortalecimento do controle social.

Ronald Santos, presidente do CNS, avaliou como positiva a proposta e disse que o projeto será levado para a comissão e pleno do Conselho.

Os membros da mesa puderam apresentar suas expectativas para o trabalho que será realizado ao longo do triênio. Para a conselheira Francisca Rêgo, da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia, é preciso pensar com muita responsabilidade o grande desafio que é a saúde pública. Jurandir Frutuoso, do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, enfatizou que o planejamento esteja de acordo com as diretrizes do SUS.

Segundo Cleoneide Pinheiro, da Federação Nacional das Associação dos Celíacos do Brasil, a mesa diretora terá o desafio em fortalecer o SUS e o controle social.

Para Kátia Souto, que representou a secretária da Secretaria de Gestão Estratégia e Participativa no Ministério da Saúde, é preciso dar atenção à repercussão das pautas do CNS com os movimentos sociais que não estão necessariamente no Conselho.

De acordo com Ronald, no planejamento, que está previsto para acontecer em março deste ano,  será dada continuidade ao trabalho já desenvolvido. “Os conselheiros devem se sentir parte do processo, nos desafios apresentados, devemos construir alianças com diversos parceiros”, diz.

A mesa é composta pelo presidente do CNS e  por representantes dos segmentos de usuários, gestores. trabalhadores e profissionais de saúde.

Por Mariana Moura, do CNS