Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Presidente do CES palestra sobre saúde do trabalhador no 10º Congresso da Fecosul
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 26/04/2016 às 11:13

Presidente do CES palestra sobre saúde do trabalhador no 10º Congresso da Fecosul

Célia Chaves e outros palestrantes com o presidente da Fecosul, Guiomar Vidor (D)
Célia Chaves e outros palestrantes com o presidente da Fecosul, Guiomar Vidor (D)

Na tarde do dia 22/4, terceiro dia do 10º Congresso da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecosul), os delegados tiveram uma mesa conjunta que apresentou assuntos a serem debatidos nos grupos de trabalho do Congresso. Quatro palestrantes convidados abordaram os temas: juventude sindical, democratização das mídias, igualdade de gênero e saúde do trabalhador. Este último, abordado pela presidente do Conselho Estadual de Saúde, Célia Chaves, intitulado “a luta pelo fortalecimento do SUS e a saúde do trabalhador – direito de todos e dever do Estado”.

Célia iniciou sua apresentação com um breve histórico sobre a saúde no Brasil, desde o início do século XX. Os anos 50 ganharam destaque por ser o período em que surgiu a lei “saúde como dever do Estado”. Legislação que deu origem, posteriormente, ao Sistema Único de Saúde. Já 1983 foi o ano marcado pelas ações integradas em saúde. “A década de 80 foi um divisor por ser o período em que se construiu um novo modelo de saúde”, afirmou.

A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, também foi resgatada na apresentação, por se tratar do evento em que importantes objetivos foram determinados: saúde como direito; reformulação do Sistema Nacional de Saúde; e financiamento setorial. Este último, segundo Célia, faz parte de uma luta que segue intensa até os dias de hoje. Referindo-se à necessidade de aprovação da PEC 01/2015, que tramita agora no Senado.

Ao finalizar, Célia alertou para os problemas que o programa “Ponte para o futuro”, apresentado pelo atual vice-presidente, Michel Temer, pode trazer à saúde. Para a farmacêutica, defender um SUS de qualidade passa, impreterivelmente, por defender a democracia. “Sabemos que o SUS tem problemas, mas ele é o maior sistema de saúde do mundo. Precisamos reconhecê-lo assim para que siga evoluindo”, disse.

O objetivou dos debates em grupos era identificar os problemas que os assuntos traziam e elaborar propostas que apontassem soluções para os temas que são relevantes para os trabalhadores comerciários. Todos os trabalhos foram lidos e aprovadas pelo conjunto de delegados em plenário.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Fecosul

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS