Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Primeira plenária do ano debate conferências temáticas e realização de plenárias macrorregionais
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 10/02/2017 às 15:28

Primeira plenária do ano debate conferências temáticas e realização de plenárias macrorregionais

 

 

A primeira plenária do ano ocorreu nesta quinta-feira (9/2), já conduzida pela nova mesa diretora do CES, eleita em dezembro. A 1ª Conferência de Saúde das Mulheres (CESMu), que ocorrerá em Porto Alegre nos dias 9, 10 e 11 de junho, foi o item da pauta mais debatido. Os conselheiros estaduais discutiram e aprovaram o Regimento Interno do evento que tem, entre outros objetivos, reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais, étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual, geracional, territoriais, de classe, etc. No pleno também foram escolhidos os nomes para Comissão Organizadora da 1ª CESMu.

Este ano também deverá ser realizada a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde e os conselheiros elegeram um grupo de trabalho que vai elaborar uma proposta para sua execução. Nesta primeira plenária do ano, o Conselho recebeu a visita do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis. Após saudar a nova mesa diretora, ficou acertado que a gestão vai apresentar para os conselheiros a nova modalidade de transferência de recursos para o SUS, encaminhada pelo Ministério da Saúde.

 

Plenárias

 

Os conselheiros de saúde aprovaram ainda, por unanimidade, o calendário de plenárias macrorregionais que, conforme o presidente do CES/RS, Claudio Augustin, servirão para fortalecer o controle social na defesa do SUS. As plenárias macrorregionais ocorrerão nas seguintes datas: 10 de março (Pelotas), 16 de março (Santa Maria), 17 de março (Santa Cruz do Sul), 24 de março (Porto Alegre), 24 de março (ijuí), 30 de março (Passo Fundo) e 31 de março (Caxias do Sul).

Também foi aprovada, por unanimidade, a Resolução que prorroga por 90 dias a inscrição de entidades para constituição das Coordenadorias Regionais de Saúde.  

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS