Página inicial > Comunicação > Notícias > Ministério Público Federal recebe informações sobre 1ª CESMu
Publicação: 30/03/2017 às 16:29

Ministério Público Federal recebe informações sobre 1ª CESMu

Procuradora da República, Ana Paula Medeiros, com procuradora do Estado, Fabiana Barth - Foto: Divulgação CES/RS

A 1º Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (1ª CESMu) foi tema de conversa hoje (30/3), no Ministério Público Federal entre a procuradora do Estado, Fabiana Barth, coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da PGE, e a procuradora da República Ana Paula Carvalho de Medeiros. Fabiana entregou documentos sobre o processo conferencial, suas etapas municipais, estadual e nacional e solicitou auxílio na divulgação, pois “é importante estimular a participação social”.

A 1ª CESMu ocorrerá de 9 a 11 de junho, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Seu objetivo é a formulação de diretrizes para políticas públicas nesta área, efetivando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o processo serão elaboradas propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação do tema central da Conferência, que é “Saúde das Mulheres: desafios para a integraldiade com equidade).

A partir deste tema central serão discutidos subtemas como a situação da saúde das mulheres e os determinantes econômicos, sociais e ambientais do adoecimento; o papel do Estado no desenvolvimento sócio-econômico ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências; vulnerabilidade e equidade; e as políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Ao manusear o documento orientador (à disposição no site www.ces.rs.gov.br), Ana Paula disse que o levaria como tema para casa. Ela demonstrou interesse pelas propostas relativas à violência contra as mulheres e argumentou que, neste quesito “há ainda muito para ser resolvido”. Fabiana destacou que a saúde das mulheres “tem especificidades que, muitas vezes, são invisíveis”.