Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Documento Orientador da 1ª Conferência de Vigilância em Saúde é debatido em seminário
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 21/06/2017 às 12:18

Documento Orientador da 1ª Conferência de Vigilância em Saúde é debatido em seminário

Participantes debateram documento orientador e propostas por eixos - Foto: ACS/SES/RS
Participantes debateram documento orientador e propostas por eixos - Foto: ACS/SES/RS

 

O seminário “Construindo o Documento Orientador” da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde (1ª CVS/RS) foi realizado terça-feira (20/6), durante todo o dia, no auditório do Núcleo do Ministério da Saúde, em Porto Alegre, e teve a participação de conselheiros estaduais e municipais de saúde, gestores e entidades de classe. Foi debatida a parte introdutória e as propostas distribuídas nos eixos de discussão.

A 1ª CVS/RS acontecerá de 6 a 8 de outubro, em Porto Alegre. É a segunda etapa do processo conferencial (a primeira são as conferências municipais). A terceira etapa é a 1ª Conferência Nacional (1ª CNVS), que ocorrerá de 21 a 24 de novembro, em Brasília. Na Conferência Nacional, o Rio Grande do Sul contará com a participação de 64 delegados que levarão as 12 propostas prioritárias eleitas no Estado.

O eixo central das conferências é “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à proteção e promoção da saúde do povo brasileiro – fortalecimento dos programas e ações de Vigilância em saúde”. A partir do tema central, existem os eixos temáticos e, em cada um, são apresentadas propostas que propiciarão os debates nas três etapas da conferência, além de conferências livres, fóruns e grupos de discussão.

Conforme a farmacêutica Irene Prazeres, da Comissão Organizadora , a 1ª CVS/RS acontece num momento difícil. “O SUS está em xeque, a partir de 2018 perceberemos os impactos negativos na redução do financiamento para a saúde. Este é o momento propício para nos colocar na defesa do SUS, seus princípios democráticos e por seu financiamento”. Irene afirmou que a democracia brasileira e a Constituição Federal estão sendo atacadas “e é neste contexto que a conferência está acontecendo”.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS