Página inicial > Comunicação > Notícias > Rio Grande do Sul é sede de oficina nacional de Educação Permanente para o controle social do SUS
Publicação: 11/09/2017 às 15:41

Nos próximos dias 26 e 27 de setembro, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza a Oficina de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), em Pelotas (RS). O curso é voltado para conselheiros e conselheiras municipais e estaduais de saúde, além de lideranças de movimentos e organizações populares que atuam na luta pelo Direito Humano à Saúde.

O objetivo é formar multiplicadores capazes de qualificar sua atuação pela democratização do Estado e pela garantia dos direitos sociais. Assim, será possível ampliar a participação popular na construção e fiscalização das políticas públicas, reafirmando o caráter deliberativo dos conselhos de saúde.

Para se inscrever, basta acessar (www.formacontrolesocial.org.br) e preencher o formulário com suas informações. Em Pelotas serão 80 vagas. 30% de lideranças de movimentos e organizações populares; 70% de conselheiros e conselheiras municipais e estaduais. A seleção dos participantes será feita pela Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do SUS do CNS e do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS). Com isso, será possível criar uma rede de pessoas para defesa dos direitos básicos à saúde no Brasil.

Com 16h/aula, o curso é uma realização do CNS, executado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e pelo CES-Rio Grande do Sul. Essa é mais uma ação da Política Nacional de Educação Permanente para Controle Social no SUS (PPNEPCSS) foi criada em 2006, após uma série de debates e oficinas. Desde então, um conjunto de ações formativas são realizadas pelo CNS.

Além do município de Pelotas, as cidades de Santa Maria (19 a 20 de outubro), Palmeira das Missões (28 e 29 de novembro) e Porto Alegre (05 e 06 de dezembro), também irão receber a oficina.

O quê: Oficina de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde
Quando: Dias 26 e 27 de setembro
Onde: Rio Grande do Sul (RS), local a confirmar.
Inscrições: www.formacontrolesocial.org.br
Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – Fone: (51) 3225.2134 / 3288-5950 / 3288-5992 | E-mail: ces@saude.rs.gov.br
Conselheira de Saúde Sandra Leon: 51 98218-9584