Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Toxoplasmose: tratamento e prevenção
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 10/07/2018 às 13:16

Toxoplasmose: tratamento e prevenção

Sintomas da toxoplasmose
Sintomas da toxoplasmose

A toxoplasmose é uma infecção provocada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Não é transmissível de pessoa para pessoa. Diversos animais podem transmitir a doença para os seres humanos: gatos, suínos, caprinos, bovinos, aves e animais silvestres, mas aparentemente não ficam doentes. Os gatos e outros felinos são os hospedeiros definitivos da doença, pois neles ocorre a reprodução assexuada do parasito. Cabe ressaltar que gatos que nasceram e vivem em ambiente doméstico sem acesso à rua e alimentados exclusivamente com ração possuem chances reduzidas de se contaminar com o protozoário. Em pacientes imunodeprimidos (que possuem câncer, AIDS ou doenças crônicas), a doença pode ser fatal. Existe a forma congênita onde a mãe grávida portadora da doença ou que já a tenha tido, transmite a doença através da barreira placentária, ocasionando severas consequências para o feto.

Transmissão

Os gatos adquirem o protozoário ao comerem carne crua contaminada como carne de ratos e aves. A transmissão ao homem ocorre pela ingestão de carnes mal cozidas (boi e porco) ou contato com fezes de animais contaminados. Há uma possibilidade remota de se contrair a doença mais diretamente pelo contato com fezes de gato. Pode ocorrer transmissão também pelatransfusão de sanguee transplante de órgãos de pacientes contaminados. Durante a gestação a mulher deve realizar exames para detectar a doença, e se for o caso, tratá-la.

Sintomas

Os principais sintomas são: febre, gânglios aumentados, hepatoesplenomegalia (aumento do figado e baço), podendo evoluir parapneumonia e encefalite.A toxoplasmose congênita pode ocasionar no feto alterações oculares,hidrocefalia, microcefalia, retardo mental,convulsões, anemia,problemas no fígado e mais raramente podem ocorrer o aborto e natimorto.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através da pesquisa das Imunoglobulinas IgM e IgG que vão demonstrar a presença deanticorposespecíficos para a doença. As mulheres grávidas devem realizar o exame no pré-natal e se for detectada a doença, pode ser feita uma análise do líquido amniótico (amniocentese), para detecção da doença no feto. Quando há suspeita de toxoplasmose cerebral, um simples exame de imagem é suficiente para confirmar o diagnóstico.

Tratamento

Em pacientes imunocompetentes, a doença regride espontaneamente. Em pacientes imunodeprimidos, o tratamento é feito com antibióticos ao longo de 6 semanas. Mulheres grávidas são tratadas com expiramicina até o final da gravidez.

 

Prevenção

Várias medidas simples podem ser tomadas para a prevenção da toxoplasmose dentre elas:

  • Consumir apenas carne bem cozida;

  • Lavar bem frutas e legumes;

  • Congelar a carne por 3 dias a 15ºC negativos;

  • Lavar as mãos regularmente, sobretudo após a manipulação de alimentos e antes das refeições;

  • Evitar contato com areia de gatos e lavar bem as mãos após este procedimento. Gestantes não devem ter contato com areia de gatos;

  • Manter o gato bem alimentado e sem acesso à rua para ele não caçar e se contaminar.

  • Eviteacariciar cães que andem soltos;

  • Controle ratos e insetos como moscas, baratas e formigas, descartando corretamente o lixo doméstico e os dejetos das criações de animais;

  • lave bem as mãos e as unhas após trabalhar na terra (horta ou jardim);

 

 

 


 

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS