Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Comenda Zilda Arns: Cacique Raoni Metuktire é homenageado pelo controle social na Saúde
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 30/01/2020 às 10:56

Comenda Zilda Arns: Cacique Raoni Metuktire é homenageado pelo controle social na Saúde

Comenda Zilda Arns: Cacique Raoni Metuktire é homenageado pelo controle social na Saúde
Comenda Zilda Arns: Cacique Raoni Metuktire é homenageado pelo controle social na Saúde

A liderança indígena, fundamental para os Direitos Humanos e para a Saúde pública no Brasil, foi homenageada pelo CNS com a Comenda Zilda Arns

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) homenageou nesta quinta (22/01), com a Comenda Zilda Arns, o Cacique Raoni Metuktire, liderança histórica dos povos indígenas no Brasil. A entrega simbólica ocorreu durante a 325ª Reunião Ordinária (RO) do CNS, que acontece em Porto Alegre (RS), durante o Fórum Social das Resistências 2020.

Fernando Pigatto, presidente do CNS, explicou o porquê da homenagem. “Isso ocorre em honra de sua fundamental contribuição para defesa dos Direitos Humanos e do Sistema Único de Saúde (SUS). Não existe vida, nem Saúde, sem meio ambiente preservado. E os povos indígenas são fundamentais nessa luta”, disse.

A conselheira nacional de saúde Vânia Leite, representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (Cisi) do CNS, explicou a relação de Zilda Arns com a pauta indígena no Brasil.

“A luta da Zilda Arns não foi fácil. Ela lutou dia a dia de forma destemida para garantir o direito dos povos indígenas. Nessa tarefa, ela esteve ao lado de Raoni. Nada mais justo que entregar ao Raoni a comenda que leva seu nome. Raoni, por sua luta, é um ícone do meio ambiente, da proteção da Amazônia”, afirmou.

Rildo Mendes, conselheiro nacional de saúde representante da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpin-Sul), lembrou que Raoni foi indicado ao premio Nobel da Paz “por ter circulado o mundo em defesa das florestas, denunciando o que esta acontecendo com a Amazônia e o que está ocorrendo com as políticas indígenas no país”.

Assista ao vídeo de agradecimento de Raoni Metuktire

Raoni, em Kayapó (seu idioma e etnia), por meio de um vídeo enviado à Assessoria de Comunicação do CNS, afirmou: “Quero dizer a todos vocês que estou muito feliz e muito grato com essa homenagem. A todos vocês, meu muito obrigado”. A liderança confirmou presença para a homenagem, porém, devido a outro compromisso, não pôde comparecer à reunião ordinária do CNS na capital gaúcha.

Comenda Zilda Arns

A Comenda Zilda Arns é uma honraria concedida pelo CNS às personalidades que destinaram fundamental contribuição para a defesa do direito humano à Saúde e do SUS. Recebem a homenagem aqueles e aquelas que desenvolveram notórias ações que geraram qualidade de vida às pessoas a partir da conquista de direitos. Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns (1934-2010) fundou a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa e foi conselheira nacional de saúde por sucessivos mandatos.

Ascom CNS

 

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS