Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Carta aberta à população: Dia Mundial da Saúde
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 07/04/2020 às 01:12

Carta aberta à população: Dia Mundial da Saúde

Na foto, a conselheira estadual de saúde, Tuane Devit, está segurando um cartaz com a frase - Foto: Ascom
Na foto, a conselheira estadual de saúde, Tuane Devit, está segurando um cartaz com a frase - Foto: Ascom

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

7 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DA SAÚDE

A MESA DIRETORA DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, “ad referendum” de seu plenário, em reunião realizada na data de 06 de abril de 2020, no uso de suas atribuições regimentais, vem pelo presente publicar a presente carta aberta à população gaúcha, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, nos termos a seguir expostos, sempre em defesa do Sistema Único de Saúde e do usuário do SUS:

Nesta data, que não é de comemoração, alertamos a sociedade sobre a importância das lutas pela garantia do direito à saúde, conforme preconizado na Constituição Federal, na qualidade de direito fundamental de todas as pessoas e coletividades no Brasil, conquistado com muita luta, lembrando que muitas vidas foram doadas na conquista e em defesa deste direito, bem como na garantia de sua manutenção na Lei Máxima do nosso país.

No Brasil, foi conquistado o Sistema Único de Saúde – SUS, declarado patrimônio imaterial da humanidade e símbolo de um país que já se preocupou mais com as necessidades do seu povo.

Contudo, o SUS está em risco constante de diminuir sua atenção, seus recursos financeiros, seus serviços públicos de qualidade, pois é atacado e desconsiderado por aqueles que preferem aumentar os lucros dos grandes conglomerados internacionais e nacionais ao invés de garantir os meios e recursos para atender as necessidades de saúde do povo brasileiro, conforme prevê o texto constitucional, mediante os princípios da Universalidade de acesso e Integralidade nos tratamentos.

É preciso barrar a crescente privataria no SUS e reconhecer que ao setor privado interessam somente os ganhos financeiros. O “lucro” do SUS é a manutenção do bem-estar físico e mental da população, da saúde de toda coletividade, e este é o pacto social, esta é a própria existência do Estado, em prover SAÚDE, segurança, educação, habitação, dentre tantos outros direitos, enfim, garantir o bem-estar social. E é para isto que pagamos impostos.

Estejamos sempre alertas quanto as propagandas enganosas e falaciosas reproduzidas diariamente, que faz com que muitos brasileiros ainda acreditem que não usam o SUS por terem convênio privado. Ressalta-se que TODOS NÓS SOMOS USUÁRIOS DO SUS: quando bebemos água, quando comemos, quando compramos alimentos, medicamentos e produtos de higiene, quando participamos das campanhas de vacinação, quando usamos o SAMU, entre tantos outros serviços.

Ou seja, o SUS é promoção da SAÚDE! E prevenção, cuidado e tratamento de doenças. Busque se informar mais sobre todos os serviços que fazem parte do SUS e surpreenda-se!

Somente com o SUS, em cada um dos municípios brasileiros, que teremos chance de amenizar a epidemia do coronavírus no nosso território. Não é com a iniciativa privada, não é terceirizando serviços do SUS, não é priorizando os interesses econômicos ante nossa saúde que poderemos superar esta epidemia.

Além disso, irresponsável é o gestor que delega sua missão e competência aos interesses privados colocando em risco os atendimentos necessários e contínuos à população.

Neste 7 de abril, nossa luta é pela sensibilização de todos e todas em defesa do SUS público e de qualidade como todos e todas merecemos. Afinal, os recursos que financiam o SUS são provenientes dos impostos que todos pagamos!

Exigimos respeito e responsabilidade dos gestores com o nosso dinheiro!

Exigimos saúde pública de qualidade, para todo o povo brasileiro!

Proteger o SUS é proteger a VIDA! E para salvar vidas é preciso defender e fortalecer o SUS.

 

Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

Abaixo, em anexo, está disponível para download na íntegra a carta aberta à população.

 

 

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS