Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal - 2ª Semana de Abril
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 09/04/2021 às 18:19

Informe Semanal - 2ª Semana de Abril

Assessoria de Comunicação CES/RS
Assessoria de Comunicação CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivo conscientizar e informar a população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública do estado:


CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR O INFORME DA 2ª SEMANA DE ABRIL

  • RESOLUÇÃO CES/RS DE Nº 02/2021 – LOCKDOWN

    • O CES/RS Resolve que:

        • Art. 1º A SES/RS oriente o Governador do Estado do RS a editar novo decreto no sentido de determinar a imediata adoção do bloqueio total das atividades “lockdown”, contemplando proposta de isolamento social sempre defendida por esse Colegiado.

          Paragrafo Único - O lockdown deve ser mantido até que haja efetivo controle sanitário da pandemia, com decréscimo no número de casos e número de mortes por Covid-19, reestabelecimento das equipes de saúde e dos serviços funerários, dos insumos necessários para prevenção, controle e tratamento da doença, bem como de vagas de leitos de UTI, com o devido acompanhamento profissional, e sucesso na campanha de vacinação.

        • Art 2º O governo do Estado atue de forma concorrente na aquisição de vacinas no mercado internacional para ampliar de forma célere a cobertura vacinal.

        • Art 3º Durante o lockdown, os governos devem desenvolver e aprimorar dispositivos para rastreamento, monitoramento, testagem e acompanhamento de todos os casos; rastrear e colocar em quarentena todos os contatos; cumprir o plano estadual e nacional de vacinação, garantindo vacina para toda a população; engajar e capacitar a população para impulsionar a resposta da sociedade.

        • Art 4º O governo do Estado utilize todos os meios de fiscalização a fim de que o lockdown seja obedecido, inclusive através do cumprimento da tramitação necessária para o estabelecimento de barreiras sanitárias nas rodovias, aeroportos e portos

 

 

 

  • Podemos ter um apagão de vacinas nas próximas semanas”, alerta Carlos Lula, presidente do Conass, durante live do CNS:

     

      • “Na manhã desta quarta (7/04), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou uma live em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com objetivo de visibilizar a Saúde Pública em diferentes países no mundo. Na ocasião, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, alertou que podemos ter falta de vacina contra Covid-19 nos próximos dias devido à falta de planejamento do governo federal.”

 

  • Com 4.608 novos casos, RS se aproxima de 880 mil infectados com novo coronavírus:

          • Foram registrados 277 óbitos em decorrência da covid-19 no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (8), de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com isso, já são 21.538 vidas perdidas no território gaúcho em função da doença. O RS também soma 879.263 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com a confirmação de 4.608 novos casos pela SES. Dos infectados até o momento, 843.500 (96%) são considerados recuperados e 14.153 (2%) estão em acompanhamento.

             

 

 

 

 

PRÓXIMOS EVENTOS

  • Seminário Instrução Operacional Conjunta n° 01/2019 no enfrentamento da Tuberculose e coinfecções – Caminhos para potencializar o cuidado de populações em situação de vulnerabilidade social:

          • “O Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose do RS estará promovendode forma virtual o Seminário Instrução Operacional Conjunta n° 01/2019 no enfrentamento da Tuberculose e coinfecções - Caminhos para potencializar o cuidado de populações em situação de vulnerabilidade social,envolvendo as redes de saúde e assistência social daqueles municípios de mais alta carga de tuberculose do RS, gestores, conselheiros de direitos e integrantes do CEETB/RS, com vistas a implementação da referida IOC 001/2019, dos Ministérios da Cidadania e da Saúde, em nosso estado.

            O evento será realizado no dia 16 de abril de 2021, entre 9 e 12 horas, através de plataforma a ser divulgada brevemente e contará com representação dos dois ministérios envolvidos.”

 

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS