Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > INFORME SEMANAL - 3ª SEMANA DE ABRIL
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 16/04/2021 às 18:12

INFORME SEMANAL - 3ª SEMANA DE ABRIL

Assessoria de Comunicação do CES/RS
Assessoria de Comunicação do CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivo conscientizar e informar a população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública do estado:



CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR O INFORME DA 3ª SEMANA DE ABRIL

·         CES/RS recomenda sobre as Conferências de Saúde:

o   Recomendação CES/RS nº 05/2021

·         1) Que os Conselhos Municipais de Saúde, caso entendam pela necessidade e viabilidade na realização de Conferências Municipais de Saúde, ressalvadas todas as normas sanitárias vigentes, utilizem as orientações do CNS, cujo texto segue em anexo;

·         2) Que seja utilizado o Manual para Planejamento no SUS, do Ministério da Saúde, a fim de melhor subsidiar as respectivas deliberações dos Conselhos Municipais de Saúde, disponível no link:       articulacao_interfederativa_v4_manual_planejamento_atual.pdf (saude.gov.br)

·         3) Que as instâncias de gestão municipais garantam a oferta da estrutura necessária para a realização das conferências municipais de saúde.

·         4) Que seja implementado um canal de comunicação no CES/RS, por meio do e-mail ces@saude.rs.gov.br, para os Conselhos Municipais de Saúde que precisem de auxílio técnico.

·         Mais de 910 mil pessoas já foram infectadas com o novo coronavírus no RS:

·         Foram registrados 235 óbitos em decorrência da covid-19 no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (15), de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com isso, já são 22.798 vidas perdidas no território gaúcho em função da doença.

·         O RS também soma 910.522 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com a confirmação de 5.743 novos casos pela SES. Dos infectados até o momento, 873.057 (96%) são considerados recuperados e 14.594 (2%) estão em acompanhamento.

·         CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA (Brasil de Fato RS)


·         Agrotóxicos: o veneno está no ar, no solo, na água e na mesa dos gaúchos (Brasil de Fato RS)

 

·         Aplicação excessiva e ilegal de venenos na agricultura contamina o solo e a água, causa danos irreparáveis:

·         “Mesmo sem conseguir controlar os danos provocados pelo uso de agrotóxicos em apenas 24 municípios prioritários do programa Deriva Zero em 2020, o governo do estado tenta afrouxar as regras para o uso de químicos no Rio Grande do Sul.”

·         Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

·         Câmara dos Deputados: CNS defende vacinação em massa para combater novas variantes:

·         O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou, nesta terça-feira (13/04), de uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre as novas variantes da Covid-19. Ações conjuntas de vacinação ampla, testagem em massa, uso de máscaras, isolamento social e lockdown estão entre as recomendações discutidas pelos participantes da videoconferência para tentar interromper a disseminação do vírus.

·         Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

·         Variantes do SARS-CoV-2 circulando no Brasil:

·         O novo coronavírus apresenta inúmeras variantes em todo o mundo, cada uma com algumas mutações no seu material genético.

·         COVID19 DivulgAÇÃO Científica é uma iniciativa que visa fornecer informações confiáveis sobre o novo coronavírus e a doença que causa, a COVID-19.

·         Realização: Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediado na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

·         Saiba mais: CLIQUE AQUI

·         Resolução do CNS orienta que governo garanta mais orçamento para o SUS em 2022:

·         O Conselho Nacional de Saúde (CNS) deliberou nesta terça (13/04), em resolução, diretrizes para a definição de prioridades para as ações e serviços públicos de saúde que integrarão a Programação Anual de Saúde e o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias da União para 2022.

 

·         Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

 

PRÓXIMOS EVENTOS

  • ·         SEMINÁRIO:  O Uso Racional de Medicamentos e a pandemia:

    o   Quando: 28 de abril de 2021 - Transmissão ao vivo no facebook do CES/RS.

    o   Horário: 14 h às 16:30

    o   Temáticas:

    §  Pesquisas clínicas de medicamentos, soros e vacinas no período da pandemia.

    §  Kit COVID e tratamento precoce: segurança e eficácia.

    §  Farmacovigilância e consumo de medicamentos no Brasil.

Na próxima quinta-feira (22/04), o Conselho Estadual de Saúde promoverá sua sexta reunião ordinária em formato virtual no ano de 2021. O evento iniciará as 14 h, e contará com transmissão ao vivo.

Fique por dentro da pauta:

1 – Inscrições para Assuntos Gerais;

2 – Atas, Informes e Expedientes;

3 – COVID-19: Tratamento Precoce; Medicamentos; Acompanhamento das Sequelas de Pacientes Recuperados; Vacinas; Panorama Geral da Pandemia no Estado e Promoção e Saúde na Atenção Básica;

4 – Relato de Comissões;

5 – Assuntos Gerais.

 

·         PARALISAÇÃO NACIONAL DAS/OS RESIDENTES EM SAÚDE

Após decisão em reunião nacional, residentes em saúde farão paralisação na próxima segunda-feira (19/04) em reivindicação ao pagamento das bolsas-salário em dia, inserção do valor da bonificação como reajuste da bolsa, aprovação PL 504/2021, que reduz e qualifica a carga horária, condições de trabalho adequadas, responsabilização dos campos pelo fornecimento de EPIs e vacina, criação de instrumentos de suporte à saúde do trabalhador residente em saúde e retomada da Comissão Nacional de Residências Multiprofissional em Saúde (CNRMS).

Saiba mais: CLIQUE AQUI

ACONTECEU NO CES/RS

  • Ontem (15/04), a Comissão de Educação Permanente, Informação e Comunicação para o Controle Social no SUS – CEPICCSS realizou sua primeira reunião ampliada neste ano.

O encontro teve como objetivo escutar conselheiros (as) sobre a ação do Conselho de Saúde no contexto da pandemia e dialogar sobre as oficinas que o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Centro de Educação e Assessoramento Popular  (CEAP), promoverão voltadas para formação no controle social do SUS.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

  • Na última quinta-feira (15/04), integrantes das Comissões do CES/RS reuniram-se com técnicos da Divisão de Políticas de Promoção da Equidade, concluindo a análise e construção da Matriz com plano de ações referente ao Plano Operativo Bianual LGBT.

Visando ampliar a discussão e proporcionar mais conhecimento sobre o assunto, seguem algumas indicações de cursos:

  1. Notificação de violências: conceitos e aplicação;
  2. Coronavírus e Iniquidades em saúde;
  3. HIV/AIDS e Zero Discriminação;
  4. Política Nacional de Saúde LGBT;
  5. Políticas de Equidade em Saúde e o Enfrentamento das Violências.

 

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS