Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > O CES/RS divulga informe da segunda semana do mês de maio:
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 14/05/2021 às 17:57

O CES/RS divulga informe da segunda semana do mês de maio:

Assessoria de Comunicação do CES/RS
Assessoria de Comunicação do CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivo de conscientizar e informar a população, divulga algumas de suas ações e informes voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

 

 

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR O INFORME DA 2ª SEMANA DE MAIO

 

 

 

  • Canal do CES/RS:

    • O Conselho de Saúde do RS apresenta sua nova ferramenta de contato com a população: O canal no WhatsApp.

O canal servirá para divulgação de seminários, plenárias, de cursos, reuniões ordinárias e notícias que interessam ao controle social. Para você fazer parte, basta clicar no link a seguir: https://chat.whatsapp.com/IVaCw2o8CzhKoI9KU1nL8y

 

 

A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná - SESA, em conjunto com a Escola de Saúde Pública do Paraná e Ministério da Saúde, promoveram na modalidade de ensino a distância (EAD), um curso básico cujo objetivo écapacitar conselheiros(as) de saúde sobre o sistema orçamentário do SUS.

 

Inscreva-se: CLIQUE AQUI

O Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs) e o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindsepe-RS) fizeram uma vistoria em locais de trabalho da Secretaria Estadual da Saúde (SES). 

A vistoria foi motivada por uma ordem de serviço do dia 29 de abril, publicada pela SES, determinando que os servidores que estiverem vacinados deveriam retornar do teletrabalho ou do esquema de revezamento para o trabalho 100% presencial.                                                                                                                 

Saiba mais: CLIQUE AQUI

A 4ª Edição do Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 busca inovações com enfoque na promoção da saúde, na integração das universidades e institutos de Ensino Superior com os Conselhos de Saúde e nas ações de proteção social de populações vulnerabilizadas no contexto da pandemia. 

Podem participar do Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 experiências desenvolvidas por: 

  • conselhos estaduais, municipais e locais de saúde;

  • por universidades e instituições de ensino superior, e

  • por atores de setores diversos segmentos (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, organizações filantrópicas ou sociedade civil), sempre em parceria com os Conselhos de Saúde.

O período de inscrições vai do dia 15 de abril até 15 de maio de 2021, conforme Edital.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O Programa de Educação em Diabetes Tipo 1, tem por finalidade, educar e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes com Dm1. As famílias inscritas receberão em anexo o programa completo.

O programa estará aberto para a participação de todos, mas será realizada uma triagem inicial para indicar a aula específica para sua família.

 

Inscreva-se: CLIQUE AQUI

O Rio Grande do Sul registrou 125 óbitos em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta quinta-feira (13). Com isso, já são 26.442 vidas perdidas no território gaúcho em função da doença.

O estado também soma 1.022.473 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com a confirmação de 4.735 novos casos pela SES. Dos infectados até o momento, 979.489 (96%) são considerados recuperados e 16.462 (2%) estão em acompanhamento.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

“O Conselho Estadual de Saúde do RS – CES/RS, vem pelo presente apresentar repúdio aos termos do Decreto Estadual nº 55.852/2021, que permite o retorno presencial das atividades escolares, em face da aprovação deste colegiado da resolução nº 06/2020, que delibera exigindo em seu art. 1 o quanto segue:

Art. 1. Exigir que o retorno das atividades escolares de forma presencial somente ocorra a partir de análises científicas idôneas, com testagens em massa da população que indiquem a efetiva diminuição dos casos de contágio e óbitos, bem como a plena capacidade e disponibilidade dos leitos hospitalares e de UTI da rede hospitalar do RS.

Assim, entendemos que os requisitos exigidos na resolução não foram atendidos, o que causará aumento no contágio da COVID-19 e precarizará ainda mais a atenção à saúde da população, com invariável acréscimo na ocupação de leitos e aumento no número de óbitos. ”

Saiba mais: CLIQUE AQUI       

o   Recomendação CES/RS nº 05/2021

1)que os Conselhos Municipais de Saúde, caso entendam pela necessidade e viabilidade na realização de Conferências Municipais de Saúde, ressalvadas todas as normas sanitárias vigentes, utilizem as orientações do CNS, cujo texto segue em anexo;

2)que seja utilizado o Manual para Planejamento no SUS, do Ministério da Saúde, a fim de melhor subsidiar as respectivas deliberações dos Conselhos Municipais de Saúde, disponível no link:   articulacao_interfederativa_v4_manual_planejamento_atual.pdf (saude.gov.br)

3)que as instâncias de gestão municipais garantam a oferta da estrutura necessária para a realização das conferências municipais de saúde.

4)que seja implementado um canal de comunicação no CES/RS, por meio do e-mail ces@saude.rs.gov.br, para os Conselhos Municipais de Saúde que precisem de auxílio técnico. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI 

O Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH-RS), o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado do Rio Grande do Sul (Consea-RS), e o Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES-RS) lançaram uma moção conjunta para a garantia de direitos dos cidadãos gaúchos ameaçados pelo Projeto de Lei 260 que visa a liberação dos agrotóxicos em território gaúcho e a Proposta de Emenda Constitucional 280, que tramitam na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Conforme o documento, a posição dos três Conselhos de Direitos é de repúdio ao PL e à PEC, pois ambas são medidas que contrariam a soberania popular consagrada na exigência de plebiscitos neste tipo de decisão pública. A moção diz que as medidas são artifícios engendrados contra a soberania do povo gaúcho. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

PRÓXIMOS EVENTOS

 

 

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, ao cumprimentar, vem pelo presente reafirmar aos Conselhos Municipais de Saúde e público em geral para participar da Plenária Macrorregional de Conselhos de Saúde da Região Metropolitana (LITORAL), que ocorrerá terça-feira (18/05) das 14:30 às 16:30.

 

O encontro será virtual, por meio da plataforma “Cisco Webex” e tem como objetivo discutir sobre:

  1. Análise da atual conjuntura em tempos de COVI-19 nos municípios da região;

  2. Plano Municipal de Saúde;

  3. Formação da Plenária Regional de Conselho Municipais de Saúde.

 

Link para ingressar na reunião: https://rsgov.webex.com/rsgov/j.php?MTID=ma24894c0dff60d399d779f72c8f40988



Em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido no dia 18 de maio, foram planejadas 18 ações voltadas à comunicação e à mobilização social sobre o tema no Rio Grande do Sul. 

A iniciativa é do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA/RS), órgão atualmente coordenado pela Saúde de Adolescentes da Secretaria Estadual da Saúde, junto com a Pastoral da Criança. 

  • Nos dias 18, 19, 20 e 21 ocorrerão diversas lives.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Agrotóxicos: Contaminação, adoecimento e custo social. 

Pela Saúde, Pela Vida, NÃO aos Agrotóxicos


Coordenação: Ana Maria Valls, Conselheira Estadual de Saúde (AGAPAN).

Quando: 19 de maio 2021
Horário:14h às 16h

Clique para ingressar na reunião: https://rsgov.webex.com/rsgov/j.php?MTID=m223c6e4a2be70521476de3673e0e0896

 

PROGRAMAÇÃO

  • 14:00 - Acolhimento: Inara Ruas, presidenta do CES/RS

  • Boas-vindas;

  • Apresentações dos(as) participantes;

  • Apresentação dos objetivos do seminário.

 

  •  14:20 -Notícias falsas e o consequente adoecimento da população pelos agrotóxicos

    • Althen Teixeira Filho, Professor Titular de Anatomia da UFPEL, do Instituto de Biologia; Mestrado (USP), Doutorado (UNIFESP), Pós-Doutorado Alemanha (Medizinische Universität zu Lübeck)

 

  • 14:40 -  Contaminação da água por agrotóxicos

    • Camila Bernardes Azambuja, Especialista em Saúde - Engenheira Química e Eng. de Segurança do Trabalho. Atualmente lotada no CEVS, na Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, Programa Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano-Vigiagua.

 

  • 15:00 - Agrotóxicos e Segurança alimentar e a Mobilização Contra o PL 260

    • Juliano de Sá, Gestor Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Rural e presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul - CONSEA/RS.

 

  • 15:20 - Agrotóxicos e os malefícios para saúde humana

    • Neice Muller Xavier Faria, Drª em Epidemiologia (UFPEL), prof. do curso de Medicina do Trabalho do CEDOP-UFRGS, pesquisadora associada ao grupo de saúde do trabalhador(a) da UFPEL.

 

15:40 - Dúvidas e encaminhamentos:

16 h - Término.

ACONTECEU NO CES/RS:

No dia 11 de maio deste ano, a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador(a) - CIST do CES/RS, promoveu o seguinte seminário: COVID-19 na Saúde do(a) Trabalhador(a) do Setor Público e Privado. 

O evento contou com a palestra da Drª Maria Maeno, médica e pesquisadora em saúde do trabalhador(a), que abordou sobre a situação do trabalhador(a) durante a pandemia da COVID-19 nos locais de trabalho. Transmitido ao vivo na página do CES/RS, o encontro foi em formato virtual e está disponível 24h no seguinte link: https://fb.watch/5rLcV3rkRJ/

No dia 28/04 o CES/RS promoveu com intuito de informar a população um seminário voltado ao uso racional de medicamentos e discutir sobre a pandemia ocasionada pela COVID-19.

Transmitido ao vivo no Facebook do CES/RS, o evento pautou os seguintes temas:

1.Pesquisas clínicas de medicamentos, soros e vacinas no período da pandemia;

2.Kit COVID e tratamento precoce: segurança e eficácia;

3.Sistema Nacional de Farmacovigilância e as ações na pandemia;

4.Compras públicas de medicamentos no RS.

Assista o evento na íntegra clicando aqui




Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS