Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > O CES/RS divulga informe da quarta semana do mês de maio:
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 28/05/2021 às 20:13

O CES/RS divulga informe da quarta semana do mês de maio:

Assessoria de Comunicação do CES/RS
Assessoria de Comunicação do CES/RS


O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

 

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR O INFORME DA 4ª SEMANA DE MAIO

 

 

  • Canal do CES/RS: 

    • O Conselho de Saúde do RS apresenta sua nova ferramenta de contato com a população: O canal no WhatsApp.

O canal servirá para divulgação de seminários, plenárias, de cursos, reuniões ordinárias e notícias que interessam ao controle social. Para você fazer parte, basta clicar no link a seguir: https://chat.whatsapp.com/IVaCw2o8CzhKoI9KU1nL8y

 

O grande trunfo brasileiro no combate à pandemia do Covid-19, sem o qual possivelmente estivéssemos em situação sanitária pior, é o Sistema Único de Saúde, o SUS, com toda a sua estrutura pública e profissional disponível universalmente a todos os brasileiros e brasileiras. Para falar sobre o assunto, a produção do RS em Pauta convidou a professora doutora Marília Louvison, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O CES/RS solicita que a Ordem de Serviço nº 02/2021 seja reavaliada pela SES/RS, no sentido de garantir a manutenção do trabalho remoto, sem prejuízo das funções que exijam trabalho presencial considerando a essencialidade da saúde pública, enquanto o Estado do RS permanecer sob decreto de emergência sanitária.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul - CES/RS, compartilha com objetivo de informar e incentivar a inscrição no "II CURSO DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES MUNICIPAIS e I CURSO ONLINE DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE DO RS - Módulo Planejamento". A formação tem como público-alvo: gestores municipais, conselheiros municipais, servidores e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, e servidores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde.

 Período de inscrição:20/05/2021 ao 23/06/2021;

  • Carga horária total do módulo:  40 h (30 h aula e 10 h com atividades de dispersão), 2 horas por aula, 1 vez por semana, quintas feiras, às  19 h;

  • Coordenação do curso:Dirª. Teresinha Valduga Cardoso (ESP/SES-RS);

  • Coordenação, apoio e execução:Dir. Adjunta, Karen Cardoso (ESP/SES-RS);

  • Organizadores:AGEPLAN; ESP/SES/RS, SEMS/RS, COSEMS/RS.

  • Realização Escola de Saúde Pública - ESP/SES-RS;

    • ?Parcerias:Confederação Nacional de Municípios (CNM), Ministério da Saúde, CONASS, CONASEMS.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A Secretaria Estadual de Saúde - SES/RS, produziu um guia rápido aos gestores sobre as Arboviroses, doenças causadas por vírus (arbovírus) e transmitidas por artrópodes (mosquitos, carrapatos etc.).

No guia, você encontrará:O que são as arboviroses, Qual a situação atual (cenário epidemiológico) das arboviroses no RS, Quais ações para evitar a proliferação dos arbovírus no seu município, A Importância da Notificação de casos suspeitos, A Integração da Vigilância em Saúde e Assistência em Saúde, por último, Como fomentar a mobilização comunitária.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

1)que os Conselhos Municipais de Saúde, caso entendam pela necessidade e viabilidade na realização de Conferências Municipais de Saúde, ressalvadas todas as normas sanitárias vigentes, utilizem as orientações do CNS, cujo texto segue em anexo;

2)que seja utilizado o Manual para Planejamento no SUS, do Ministério da Saúde, a fim de melhor subsidiar as respectivas deliberações dos Conselhos Municipais de Saúde, disponível no link:   articulacao_interfederativa_v4_manual_planejamento_atual.pdf (saude.gov.br)

3)que as instâncias de gestão municipais garantam a oferta da estrutura necessária para a realização das conferências municipais de saúde.

4)que seja implementado um canal de comunicação no CES/RS, por meio do e-mail ces@saude.rs.gov.br, para os Conselhos Municipais de Saúde que precisem de auxílio técnico.  

Saiba mais: CLIQUE AQUI 

O Gabinete de Crise emitiu quatro novos Alertas às regiões Covid do Rio Grande do Sul após a reunião desta quarta-feira (26). Os quatro Alertas do sistema de monitoramento 3As (de avisos, alertas e ação) foram para as regiões de Caxias do Sul, Erechim, Pelotas e Santa Maria. Com a notificação, os municípios têm o prazo de 48 horas para que apresentem um plano de Ação. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O Rio Grande do Sul registrou 112 óbitos em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta quinta-feira (27). Com isso, já são 27.868 vidas perdidas no território gaúcho em função da doença. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI

As inscrições para participar do Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 – https://apsredes.org/participacao-social-na-resposta-a-covid-19/ encerram no dia 31 de maio. A 4ª Edição do laboratório busca inovações com enfoque na promoção da saúde, na integração das universidades e institutos de Ensino Superior com os Conselhos de Saúde e nas ações de proteção social de populações vulnerabilizadas no contexto da pandemia, para consolidar as melhores experiências em um grande acervo.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou na última terça (25/05), uma moção de apoio ao posicionamento da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), e demais organizações signatárias de manifesto, contra retrocessos na formação em Enfermagem. Isso porque em abril, o Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior (CNE/CES) publicou documento que flexibiliza normas para o curso, favorecendo a modalidade de Educação a Distância (EaD).

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Quando a representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS) Virgínia Moretto iniciou sua participação na audiência pública que debateu o Projeto de Lei (PL) 277/2019, sobre Parto Seguro, a reunião realizada nessa quarta-feira (26) já tinha quase uma hora de duração. Ao dizer que tem respeito pela ciência e as mulheres, Virginia se mostrou surpreendida pelo que tinha ouvido até aquele instante, entre considerações sobre parto domiciliar, nascituro e Deus. “Achei que iríamos discutir os pontos do projeto”, falou. O PL é de autoria do deputado estadual Thiago Duarte (DEM).

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Com mais de 450 mil mortes, o Brasil ocupa a vice-liderança no número de óbitos por Covid-19 no mundo. Além da alta taxa de exposição ao vírus Sars Cov-2, um grupo de pesquisadores acredita que o modelo de produção agrícola brasileira pode ter deixado o país mais vulnerável à doença. E o fator principal seria o uso intensivo de agrotóxico que afetam o sistema imunológico dos seres humanos os tornando mais suscetíveis a doenças infecciosas. 

A constatação está no relatório “Agronegócio e pandemia no Brasil —  uma sindemia está agravando a pandemia de COVID-19?”produzido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) junto a rede de pesquisas internacional Ipen, obtido com exclusividade pela Agência Pública e pela Repórter Brasil.  No trabalho, assinado por nove pesquisadores de universidades do Brasil, Portugal e Dinamarca, o grupo trata a pandemia de Covid-19 como uma sindemia, um neologismo que combina as palavras “sinergia” e “pandemia”. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O Informativo Epidemiológico das Arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela) tem periodicidade quinzenal e visa divulgar a situação epidemiológica do Estado.

Este Informativo tem o objetivo de manter atualizadas as informações mais relevantes sobre esses agravos. Objetiva ainda manter a população em geral, os veículos de comunicação e os profissionais de saúde atualizados sobre o assunto.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

PRÓXIMOS EVENTOS DO CES/RS:

 

 

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, ao cumprimentar, vem pelo presente reafirmar aos Conselhos Municipais de Saúde e público em geral para participar da Plenária Macrorregional de Conselhos de Saúde da Região Centro-Oeste,  que ocorreráterça-feira (01/06)das 14:30 às 16:30.

 

O encontro será virtual, por meio da plataforma “Cisco Webex” e tem como objetivo discutir sobre:

 

  1. Análise da atual conjuntura em tempos de COVID-19 nos municípios da região;

  2. Plano Municipal de Saúde;

  3. Formação da Plenária Regional de Conselho Municipais de Saúde.

 

Link para ingressar na reunião: https://rsgov.webex.com/rsgov/j.php?MTID=ma0cb737b8718c7996d2462a5123b98dd



 

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande Sul, promoverá nestaquarta-feira (02/06/2021), audiência pública com objetivo de tratar sobre a Violência da Fome e o Direito dos Povos de Matriz Africana à Segurança Alimentar. 

O evento, proposto pelas deputadas: Sofia Cavedon (PT) e Luciana Genro (PSOL), iniciará às 09h 30min, com transmissão ao vivo pelo canal da Assembleia Legislativa no Youtube.  

 

Assista: CLIQUE AQUI






  • Audiência Pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - ALRS: 

 

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da ALRS, presidida pela deputada Zilá Breitenbach, promoveránesta quarta-feira (02/06/2021) às 10 h,audiência pública para discutir o modelo de distanciamento controlado e perspectivas para o controle da pandemia do coronavírus no Rio Grande do Sul.

O evento será virtual, por meio da plataforma Cisco Webex, através deste link: https://alergs.webex.com/alergs/j.php?MTID=mc8b81bb34affe107c765c6bc62c8b701

  

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS