Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > CES/RS divulga informe da 2ª semana do mês de julho:
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 09/07/2021 às 20:03

CES/RS divulga informe da 2ª semana do mês de julho:

Informes da Semana CES/RS
Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR O INFORME DA 2ª SEMANA DE JULHO

O Brasil registrou 1.639 mortos pela covid-19 nas últimas 24 horas. Com o acréscimo, são 530.179 mortos desde o início da pandemia, em março de 2020. Os novos casos reportados hoje – Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador – foram 53.725, totalizando 18.962.762.

Os indicadores seguem elevados, e o Brasil é o país com mais mortes diárias pelo vírus no mundo. Entretanto, a tendência é de queda. A média móvel de mortes, calculada em sete dias, está em 1.441. É a menor desde 5 de março.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A nova edição do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, publicada nesta quinta-feira (8/7), reafirma tendência de melhora nas taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) pela quarta semana consecutiva. A análise, que compreende o período entre 20 de junho e 3 de julho, destaca que pela primeira vez neste ano não houve aumento das taxas de incidência ou de mortalidade em nenhum estado. Nas duas últimas semanas foram observadas quedas no número de casos novos e no número de óbitos. “Ainda não se pode afirmar que essa tendência é sustentada, isto é, que vai ser mantida ao longo das próximas semanas, ou se estamos vivendo um período de flutuações em torno de um patamar alto de transmissão, que se estabeleceu a partir de março em todo o país”, alertam os pesquisadores.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Três entidades representativas de servidores, em conjunto, lançaram nota repudiando a tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei Complementar 163, de 2021 (PLC 163/2021), que altera a estrutura administrativa do Poder Executivo gaúcho. Assinam a nota a Associação dos Servidores da Fepam (Asfepam), a Associação dos Funcionários da Fundação Zoobotânica (Affzb) e a Associação dos Servidores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Assema).

As associações afirmam que, entre outras consequências, o PLC vai alterar atribuições de fiscalização e preservação do meio ambiente que são competência da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão do uso das seguintes vacinas contra a covid-19 em gestantes: o imunizante do laboratório estadunidense Janssen, do grupo Johnson & Johnson, e do laboratório britânico AstraZeneca, produzido em parceria com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O motivo é o risco de trombose associado a esses imunizantes em gestantes, ainda que extremamente raro.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do Projeto de Lei 12/21, do Senado, que permite ao governo federal quebrar a patente para produzir medicamentos e vacinas nos casos de emergência nacional ou internacional.

Saiba mais: CLIQUE AQUI



Nesta Sexta-Feira (09/07) a Fiocruz divulgou oBoletim do Observatório Covid-19 do Ministério da Saúde, referente às semanas 25 e 26 de 2021 (20/6 a 3/7).

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Nesta Quarta-Feira (07) ocorreu a Audiência pública virtual, que trata sobre a queda nos índices vacinais no Rio Grande do Sul e no mundo, através de reunião virtual. A reunião contou com a participação do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto.

Debate, que aconteceu na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, visa apontar as causas da redução da cobertura vacinal da população e também propor alternativas de ações para o problema, o qual é bastante preocupante.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O PROSER SES convida para mais uma ação do Projeto Equidades, que busca construir junto aos trabalhadores da SES/RS momentos de debate e reflexão sobre as diversidades no espaço de trabalho enquanto estratégia de promoção de saúde das/os trabalhadoras/es.

????Convidados:

Fernanda Vicari- Assistente Social do Projeto Rumo Norte; está na presidência da AGADIM- Associação Gaúcha de Distrofia Muscular. Membra fundadora do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência.

Rafael Giguer- Auditor Fiscal do Trabalho do Serviço Federal de Inspeção do Trabalho, Engenheiro de Materiais pela UFRGS, pós-graduado em Saúde e Segurança do Trabalhador e em Acessibilidade e Direitos Humanos.

????Data:14/07/2021

?Horário:das 14h às 15h

????Evento on-line

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

PRÓXIMO EVENTO DO CES/RS:

  • SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE DEFESA DO SUS, 

Promovido pelo Conselho Nacional de Saúde e CEAP, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde

  • Quando:13/07 - Terça-feira 

  • Horário:08h30

O objetivo é mobilizar a sociedade pela defesa e valorização do Sistema Único de Saúde (SUS). O público em geral poderá participar. As inscrições podem ser realizadas no site: www.formacontrolesocial.org.br/seminarios

Para assistir os Seminários basta acessar:

https://www.youtube.com/c/CEAPRS

https://www.youtube.com/user/comunicacns

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS