Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Terceira Semana de Julho
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 16/07/2021 às 18:52

Informe Semanal da Terceira Semana de Julho

Informes da Semana CES/RS
Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR O INFORME DA 2ª SEMANA DE JULHO

Em dezembro de 2020, pouco depois de ser eleito presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS), Claudio Augustin foi intubado. Naquele momento, ele passava a engrossar as estatísticas das vítimas mais graves da Covid-19 no país. A preocupante situação mobilizou toda a equipe do Conselho, que já atuava em busca de ações que pudessem auxiliar no combate à pandemia. Em março deste ano, ainda com Augustin em estado grave, o grupo deu início a uma importante iniciativa.

A primeira edição do Informe Semanal do CES/RS chegou à caixa de e-mails de mais de 1.100 contatos registrados. As redes sociais da entidade também foram utilizadas para o projeto, que tem por objetivo facilitar o acesso à informação sobre as medidas tomadas, e necessárias que sejam feitas por todos os cidadãos, no combate à pandemia.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A edição do Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz publicada nesta quarta-feira (14/7) destaca que, pela primeira vez desde o início de dezembro de 2020, nenhum estado apresenta taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS superior a 90%. A tendência de queda nos indicadores de incidência e mortalidade por Covid-19 foi mantida nesta última Semana Epidemiológica (SE 27), de 4 a 10 de julho, pela terceira vez consecutiva. O número de casos e de óbitos vem caindo há três semanas em cerca de 2% ao dia, mas ainda permanece em alto patamar. A taxa de letalidade foi mantida em torno de 3%, percentual considerado elevado.

Saiba mais: CLIQUE AQUI


O Brasil registrou 1.584 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas e 538.942 brasileiros já morreram em decorrência do vírus desde o início da pandemia. Em relação ao número de novos casos de covid-19 confirmados, o último período foi marcado por 52.789, totalizando 19.262.518.

O Brasil já consegue colher resultados positivos mesmo com um patamar de vacinação contra a covid-19 ainda considerado baixo, com 16% da população imunizada com duas doses. Com a demora, o país é o que contou mais mortos pelo coronavírus em 2021 e segundo no quadro geral, atrás apenas dos Estados Unidos.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O Brasil registrou 1.556 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. Com o acréscimo, o número de vítimas desde o início da pandemia, em março de 2020, chegou a 537.394.

Em relação ao número de novos casos, o período foi marcado por 57.736, totalizando 19.209.729. O país segue com índices elevados da doença, e se mantém como epicentro global da pandemia. Entretanto, é perceptível uma tendência de queda nas mortes e casos de covid-19.

Saiba mais:CLIQUE AQUI

 

A política de Jair Bolsonaro em relação aos agrotóxicos causa indignação não só pelo número recorde de produtos autorizados desde que assumiu, em janeiro de 2019. De lá para cá foram liberados 1.257 no total, dos quais apenas 160 de ação biológica. É como se um produto químico diferente chegasse ao mercado a cada dia.

O problema é que muitos desses “novos” produtos já foram proibidos em países da União Europeia há 20 anos. Uma proibição, aliás, decidida a partir de políticas baseadas em estudos científicos sobre os impactos trazidos à saúde humana e a outros organismos. Mas que são desprezados por órgãos do governo brasileiro.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Centrais sindicais, movimentos sociais, frentes populares, lideranças de partidos políticos e entidades representativas lançaram, na noite desta quarta-feira (14), de forma virtual, o Comitê do Plebiscito Popular no Rio Grande do Sul. De acordo com os integrantes, o comitê é uma reação da sociedade à política de privatizações do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), do governador Eduardo Leite (PSDB) e de vários prefeitos alinhados com o projeto de destruição do Estado, de retirada de direitos dos trabalhadores e de entrega do patrimônio público para grandes empresários e o mercado financeiro. O evento reuniu mais de 400 participantes. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Uma pesquisa vai avaliar o quanto os profissionais de saúde estão expostos ao risco durante a epidemia do novo coronavírus. Profissionais e gestores da área da saúde já podem responder a um questionário online, para colaborar com a investigação desenvolvida pelo Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis), do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz).

Segundo a coordenadora de pesquisa do Proaqualis, Ana Luiza Pavão, o inquérito “visa a contribuir para mapear as características relacionadas ao processo de trabalho desses profissionais em meio à pandemia de Covid-19, bem como as iniciativas que estão sendo realizadas pelos gestores nos estabelecimentos de saúde pelo Brasil”.

Saiba mais: CLIQUE AQUI


Um movimento global e na América Latina está organizado para fazer frente à Cúpula dos Sistemas Alimentares 2021. Composto por diferentes organizações e pessoas engajadas da sociedade civil, a iniciativa tem o objetivo de escutar e dar voz aos que realmente fazem parte dos sistemas alimentares.

A Cúpula dos Sistemas Alimentares 2021 está dominada pelas grandes corporações e pelo agronegócio, controlando as narrativas, a governança global, formulação de políticas públicas e a ciência. Mas a sociedade civil está mobilizada para ser ouvida!

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Duas grandes pesquisas mostram o agravamento da insegurança alimentar no país, incluindo a ampliação da população em situação de fome. Na reportagem de capa daPoli, especialistas discutem o impacto da pandemia nesse cenário, ao mesmo tempo em que alertam que essa piora já vinha de antes. Desemprego, informalidade no trabalho, falta de acesso à água e redução de programas de incentivo à agricultura camponesa e familiar são alguns dos problemas apontados como determinantes da situação de fome nas cidades, no campo e nas comunidades indígenas.  

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Utilidades:

Abertura da pré-inscrição para Curso Introdutório - Instrumentos de Gestão para Conselheiras e Conselheiros Usuários do SUS, com foco no planejamento municipal.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

PRÓXIMO EVENTO DO CES/RS:

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS