Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Quarta Semana de Julho
Publicação: 23/07/2021 às 18:30

Informe Semanal da Quarta Semana de Julho

Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR O INFORME DA 4ª SEMANA DE JULHO

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, no uso de suas atribuições legais que lhe conferem as Leis Federais 8.080/90 e 8142/90 e a Lei Estadual de nº 10.097/94, vem pelo presente apresentar moção aprovada na reunião plenária ordinária de 22 de julho de 2021.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O Rio Grande do Sul registrou 68 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta quinta-feira (22). Com isso, já são 32.910 vidas perdidas por conta da doença no estado. O RS é o quinto estado em número de vítimas fatais no país

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Três professoras-pesquisadoras da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em conjunto com o cineasta e diretor Renato Prata Biar, lançaram, no dia 16 de julho, o documentário Saúde sem máscara. O filme é fruto da pesquisa ‘Monitoramento da saúde, acesso à EPIs de técnicos de enfermagem, agentes de combate às endemias, enfermeiros, médicos e psicólogos, no município do Rio de Janeiro em tempos de Covid-19’, financiada pelo edital Inova Fiocruz, e coordenada por Mariana Nogueira, Leticia Batista e Regimarina Reis. A live de lançamento aconteceu no canal da EPSJV no Youtube.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai realizar na próxima quarta-feira (28/07), às 17h, a live Trabalho Invisível na Pandemia da Covid-19 e o Papel do Controle Social. O programa será transmitido ao vivo no youtube e facebook do CNS.

Em debate as condições de trabalho e a saúde mental de mais de 1,5 milhão de trabalhadores que contribuem de forma decisiva na área da saúde para atendimento aos brasileiros, mas que são quase imperceptíveis aos olhos da população. Entre eles, maqueiros, motoristas de ambulância, recepcionistas, agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos das áreas de segurança, manutenção, limpeza e alimentação.

Saiba mais:CLIQUE AQUI

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS), promoverá em conjunto com a Escola de Saúde Pública do RS (ESP/RS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) o “Curso Introdutório: Instrumentos de Gestão para Conselheiros(as) Usuários(as) do SUS”, com objetivo de atualizar conselheiras e conselheiros usuários de saúde acerca dos instrumentos de gestão do SUS, seus fluxos, funções e objetivos, bem como subsidiar a crítica à conjuntura por meio da economia política, pano de fundo das relações entre estado e sociedade.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Embrapa Hortaliças e Ministério da Cidadania, numa frutífera parceria iniciada em 2018, lança o curso Gestão de Hortas Pedagógicas direcionado a profissionais da área de educação, saúde ou agricultura que atuam em secretarias municipais ou estaduais de Educação, Saúde ou Agricultura, em ONGs; gestores de escolas de ensino fundamental e médio (públicas ou privadas); professores de escolas de ensino fundamental e médio (públicas ou privadas); nutricionistas que atuam na rede de ensino pública ou privada; comunidade em geral.

O curso tem como objetivo formar gestores do Projeto Hortas Pedagógicas para atuarem em escolas públicas ou privadas de ensino fundamental I e II nos municípios de todo o país para que possam ter autonomia no processo de inserção da horta na escola e contribuindo para a melhoria das condições alimentares e nutricionais dos estudantes e suas famílias.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Entre os meses de julho e dezembro, será realizado o II Conexões Ecológicas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Tendo como temas centrais a agroecologia, a segurança alimentar e a educação ambiental, terá atividades virtuais abertas ao público que ocorrerão mensalmente a partir do dia 28 de julho, sempre às quartas-feiras no turno da tarde. As transmissões serão realizadas no canal IFRS Oficial no YouTube. Não é necessário realizar inscrição, mas aqueles que estiverem interessados em receber certificação poderão se inscrever por este formulário eletrônico.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Na noite da última terça-feira, dia 20, foi aprovado por seis votos a quatro o Projeto de Lei 037/2021  contra o uso indevido de pulverização aérea  em zonas de agricultura ecológica em Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre.

Embora o assunto tenha sido polemizado por quatro vereadores da oposição durante a sessão, depois de uma semana de intenso debate e trocas de acusações entre parlamentares nas redes sociais, ainda assim a proposta do do executivo obteve maioria.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

PRÓXIMO EVENTO DO CES/RS: