Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Terceira Semana de Setembro
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 17/09/2021 às 18:05

Informe Semanal da Terceira Semana de Setembro

Informes da Semana CES/RS
Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR O INFORME DA 3ª SEMANA DE SETEMBRO

 

A Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental (Fasm) vai realizar a 1ª Conferência Popular Nacional de Saúde Mental Antimanicomial de 9 a 12 de outubro, com transmissão pelas redes sociais da Frente e do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A Conferência, etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, vai reunir cerca de mil pessoas e terá como tema “+ Liberdade + Diversidade + Direitos = Democracia”.

O encontro é promovido pela Fasm, um é um coletivo formado em resposta à publicação das “Diretrizes para um modelo de atenção integral em saúde mental no Brasil”, pela Associação Brasileira de Psiquiatria, seguido do vazamento de um plano do Ministério da Saúde que previa a revogação seriada das principais portarias que garantem os direitos humanos dos usuários do SUS no atual modelo de atenção à Saúde Mental no Brasil.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

SALVE A DATA22/09!. Acompanhe a Live no canal da Secretaria Estadual de Saúde - RS no youtube sobre saúde emocional.     

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O Rio Grande do Sul registrou 16 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta quinta-feira (16). Com isso, já são 34.554 vidas perdidas por conta da doença no estado. O RS é o quinto estado em número de vítimas fatais no país.

Foram notificados hoje 911 novos casos da doença no RS, o que elevou o total de infectados desde o início da pandemia para 1.422.000 pessoas. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Todos os seres humanos têm direito a uma alimentação saudável e adequada. Mas, a cada refeição, esse direito básico e universal vem sendo arrancado do nosso prato.

Em meio a uma das piores crises de saúde já vividas pela humanidade, o Congresso Nacional julgou ser um bom momento para ressuscitar o projeto de lei que pretende mudar as regras de aprovação e uso dos agrotóxicos no país. Em outras palavras: permitir mais e mais veneno na mesa da população brasileira.

A boiada está passando e parece não ter limites. Depois que a Câmara atropelou a opinião pública e aprovou a lei do (não) Licenciamento e o PL da Grilagem, agora chega a vez do pacote do veneno. O PL n.º 6.299/2002 está prestes a ser votado no plenário da Câmara e depois seguirá rapidamente para o Senado.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou na manhã desta quarta (15/09) um encontro remoto com secretários executivos e presidentes dos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde (CMS e CES) no Brasil. A reunião apresentou os debates e ações do CNS em contexto de pandemia, além de definir estratégias virtuais para realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, marcada para o próximo ano.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou virtualmente na noite desta segunda (13/09) do evento “SUS e Direitos Humanos – Desafios para a Democracia no Brasil”, realizado pelo Observatório Judaico de Direitos Humanos no Brasil. Uma das principais demandas do evento é a derrubada imediata da Emenda Constitucional (EC) 95/2016, que vem sufocando a Saúde Pública, com orçamento congelado até 2036.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Um estudo realizado pelo pesquisador Felipe Ornell, doutorando em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), aponta que o número de atendimentos de saúde mental pelo Sistema Único de Saúde (SUS) caiu drasticamente nos primeiros meses da pandemia de covid-19. Realizado sob orientação da professora Lisia von Diemen, do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS, “A próxima pandemia: impacto da COVID-19 na assistência à saúde mental em um estudo epidemiológico nacional” aponta que 470 mil atendimentos de saúde mental podem não ter sido realizados entre março e agosto de 2020.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

OPrograma Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS)visa à qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS), no Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado do Rio Grande do Sul.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vão realizar nos dias 22 e 23 de setembro o seminário “LGPD na Saúde: CNS como articulador dos interesses da sociedade e em defesa da vida”. O objetivo é tratar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709), sancionada em 14 de agosto de 2018 e que entrou em vigor a partir de agosto de 2020. A transmissão ocorrerá no facebook e youtube do CNS, além do Canal Vídeo Saúde Distribuidora da Fiocruz, a partir das 8h30. Faça sua inscrição.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

 

EVENTOS DO CES/RS

Objetivo: Trocar experiências sobre a construção do Plano Municipal de Saúde.

Público Alvo: Conselheiros(as) de Saúde e público em geral.

  • Programação

    • 14h – Acolhimento: Michele Meneses 

    • 14:10 - Abertura da Reunião Ampliada: Coordenador Itamar Santos

    • 14:15 - Apresentação do Conselho Municipal de Saúde de PELOTAS (CMS/PEL)

    • 14:35 - Apresentação do Conselho Municipal de Saúde que NÃO realizou Conferência de Saúde

    • 15:00 - Debatedor: Prof. Dr. Alcides Miranda

    • 15:30 - Debate

    • 16:15 - Encaminhamentos 

    • 16:30 - Encerramento



Participe das reuniões das Comissões do CES/RS!

CLIQUE NO LINK PARA IR DIRETAMENTE PARA A REUNIÃO

  • Número da reunião: 179 996 1780

  • Número da reunião: 179 645 3383

  • Número da reunião: 2343 635 1349



  CLIQUE AQUI
        

Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!                                                                                    

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social. 

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS