Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Primeira Semana de Outubro
Publicação: 08/10/2021 às 20:01

Informe Semanal da Primeira Semana de Outubro

Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR AS NOTÍCIAS

O Brasil superou as 100 mil mortes por Covid no distante 8 de agosto de 2020. Cinco meses depois, nos primeiros dias de janeiro, a cifra tinha dobrado. Mais 75 dias e o número já era 300 mil. O próximo marco, 400 mil, veio em fins de abril, apenas 36 dias depois. Em meados de junho, o país contava meio milhão de vidas perdidas para o coronavírus.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Os representantes da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS), durante as atividades que ocorrem em Manaus (AM), participam da 48ª Sessão ordinária do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas na manhã desta quinta (30/09). Com o tema “Direitos Humanos à Saúde e à Vida na Covid-19 no Brasil”, o objetivo do debate é compartilhar e denunciar a situação brasileira para os representantes da Sessão Ordinária, de diferentes partes do mundo, que participarão do encontro da Organização das Nações Unidas (ONU). A atividade está sendo transmitida no Youtube do CNS.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou nesta quinta (07/10), ato virtual de Mobilização para a 1ª Conferência Popular Nacional de Saúde Mental Antimanicomial 2021. O evento acontecerá de 9 a 12 de outubro, também em formato virtual. Dentre as principais pautas, a defesa da Política Nacional de Saúde Mental, que vem sofrendo ataques nos últimos anos.

A conferência popular é uma iniciativa da Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental, da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da Luta Antimanicomial (Fasm), coletivo formado em dezembro de 2020 após o vazamento de um plano do Ministério da Saúde que previa a revogação seriada das principais portarias que garantem os direitos humanos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no atual modelo de atenção à Saúde Mental no Brasil.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Conselheiros nacionais, estaduais, distritais e municipais de saúde já podem fazer inscrições para as novas turmas do Curso Participação e Controle Social. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online até 25 de outubro de 2021. As turmas se iniciam no dia 1º de novembro na modalidade Ensino à Distância (EaD). O curso acontecerá a cada quatro meses, primeiramente para conselheiros nacionais e entidades parceiras do controle social.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O objetivo do curso é contribuir para fortalecer as capacidades de preparação e resposta e ir além, produzindo uma mudança qualitativa na forma de enfrentar as emergências em saúde pública, trazendo uma visão prospectiva, tendo como base e apoio o programa Vigiar SUS – lançado pelo Ministério da Saúde para estimular as capacidades de vigilância e respostas às emergências em saúde pública – e a participação do Observatório Covid-19 da Fiocruz, que durante toda a pandemia vem realizando análises e proposições para o enfrentamento da mesma. Ele é dirigido aos interessados na temática da gestão de risco de emergências em saúde pública para Covid-19 no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), mas é aberto a todos os  interessados.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Apesar do avanço da cobertura vacinal contra a COVID-19 no Brasil, o número de mortes ainda é muito alto. Nesse cenário, as medidas de distanciamento social ainda desempenham um papel crucial para enfrentar a pandemia de COVID-19.

Acompanhe aqui neste infográfico os dados de um estudo que mostram como um aumento de 10% no isolamento social ajudaria no enfrentamento da doença.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Durante a pandemia, a vida das mulheres foi seriamente impactada, com aumento da violência doméstica, sobrecarga de trabalho em casa e maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

Neste vídeo, a equipe COVID-19 DivulgAÇÃO Científica conversa sobre o assunto com a pesquisadora Carolina Lopes de Lima Reigada, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

EVENTOS DO CES/RS

Para acompanhar a plenária basta acessar o link: fb.com/ConselhoEstadualdeSaudeRS

Participe das Reuniões das Comissões do CES/RS!

CLIQUE NO LINK PARA IR DIRETAMENTE PARA A REUNIÃO

• 11/10 - 15h30min - Comissão de Educação Permanente, Informação e Comunicação para o Controle Social no SUS - CEPICCSS

• Número da reunião: 179 687 7054

CLIQUE AQUI

Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.