Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Primeira Semana de Novembro
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 05/11/2021 às 18:13

Informe Semanal da Primeira Semana de Novembro

Informes da Semana CES/RS
Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR AS NOTÍCIAS

 

Nesta sexta-feira (05), o Conselho Estadual de Saúde - RS promoveu o Comitê em defesa das vítimas do COVID-19, com participação de Conselhos Municipais de Saúde, Entidades, Movimentos Sociais e Sindicatos do Estado.  

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Saúde, torna público que será publicado em 5 de novembro de 2021 no Diário Oficial do Estado (DOE) o Edital do Concurso Público para provimento de 724 (setecentas e vinte e quatro) vagas do cargo de Especialista em Saúde e 198 (cento e noventa e oito) vagas do cargo de Técnico em Saúde.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

A farmacêutica Pfizer anunciou nesta sexta-feira (05) que testes clínicos com sua pílula experimental contra a covid-19 mostraram alta efetividade do medicamento. Chamado Paxlovid, o remédio conseguiu baixar em 89% o risco de hospitalização ou morte entre pacientes adultos com covid-19 com alto risco de desenvolver formas graves da doença.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Famílias Sem Terra da Região Metropolitana de Porto Alegre atingidas pela deriva aérea de agrotóxicos em 2020 e 2021 conquistaram uma nova vitória na luta contra essa prática. A 9ª Vara Federal de Porto Alegre deferiu, nesta última quinta-feira (4), a liminar requerida pelo Instituto Preservar na Ação Civil Pública que pede a indenização para esses camponeses. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI


Washington, DC, 3 de novembro de 2021 (OPAS) – Embora a tendência de queda nos casos e mortes continuem em grande parte das Américas pela oitava semana consecutiva, o subdiretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, advertiu que “o progresso em nossa região não é razão para se tornar complacente ou descontinuar as medidas de saúde pública que ajudam a nos manter seguros.”

“É fundamental para todos nós mantermos o curso até que todos estejam vacinados e protegidos do vírus”, disse Barbosa durante coletiva de imprensa da OPAS sobre COVID-19.

Na última semana, os países notificaram mais de 745 mil novas infecções por COVID-19 e pouco mais de 18 mil mortes. Os Estados Unidos, Canadá e México registraram quedas nos casos e mortes e houve quedas semelhantes na maioria dos países da América Central e do Sul.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A pandemia de coronavírus mexeu com o mundo, alterando processos e rotinas em diferentes instâncias. No entanto, apesar de ainda matar centenas de pessoas por dia no Brasil, outras doenças, como a dengue, a zika e a chikungunya, continuam circulando entre a população e não podem ser negligenciadas, pois apresentam alto potencial epidêmico em nosso país. Buscando disseminar conceitos teóricos do monitoramento de doenças transmissíveis, assim como instrumentalizar profissionais para a tomada de decisão em salas de situação dedicadas à vigilância de arboviroses urbanas e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), a Fiocruz acaba de lançar o curso InfoDengue e InfoGripe: Vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis, em parceria com o Ministério da Saúde. A formação, online, gratuita e autoinstrucional, está com inscrições abertas.

Saiba mais: CLIQUE AQUI


Apresentar um diagnóstico e constituir uma memória sobre a evolução da pandemia no Brasil, a partir de registros e análises de dados, sistemas de monitoramento e vigilância em saúde. É com esse intuito que o Observatório Covid-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz lançam, nesta quinta-feira (4/11), o e-book Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde, que estará disponível para download gratuito na plataforma SciELO Livros. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Washington, DC, 28 de outubro de 2021 (OPAS) – A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançou novas metas para ajudar os países das Américas a reduzirem o consumo de sal na população por meio da reformulação de produtos processados ??e ultraprocessados, de onde vem a maior parte do sódio consumido na dieta.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Representantes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) ressaltaram, em apresentação na COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021), as descobertas publicadas no último relatório, como a progressão de temperaturas, precipitações e eventos naturais cada vez mais extremos no planeta.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

São oito cursos que podem ser realizados por profissionais da área da saúde, especialistas e outros, que apenas desejam aprender. Bolsa Família na Saúde, Prevenção ao Suicídio e Agentes Indígenas de Saúde são alguns dos cursos disponíveis. Todos os cursos são gratuitos. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

No dia 8 de novembro, às 19h, o Sintrajufe/RS promove a live “Agrotóxicos x agroecologia: vida, saúde e sustentabilidade”. A atividade será a primeira desenvolvida pelo Projeto de Agroecologia do sindicato, lançado em setembro. Estarão presentes para debater o assunto a médica do trabalho e integrante da assessoria de saúde do Sintrajufe/RS Virginia Dapper e o agrônomo e coordenador adjunto do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Leonardo Melgarejo. A medição será da diretora Mara Weber.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Do luto à luta. Neste Dia dos Servidores Públicos essa frase pode definir o sentimento desta categoria tão agredida, mas que segue firme no seu propósito de servir à população.

O funcionalismo no Rio Grande do Sul está sendo brutalmente atacado nas diferentes esferas governamentais.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Participe das Reuniões das Comissões do CES/RS!

CLIQUE NO LINK PARA IR DIRETAMENTE PARA A REUNIÃO

  • 08/11 - 16h30min - CEPICCSS

    • Número da reunião: 2347 552 3510

 

 

 

  CLIQUE AQUI
        

Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!                                                                                    

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS