Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Segunda Semana de Novembro
Publicação: 12/11/2021 às 18:04

Informe Semanal da Segunda Semana de Novembro

Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR AS NOTÍCIAS

Nesta quinta-feira (11), o CES/RS realizou a primeira reunião da comissão coordenadora da 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental. Desde outubro o conselho vem fazendo diversas reuniões com seu grupo de trabalho para desenvolver a conferência que acontecerá em abril de 2022. A reunião contou com a participação do presidente do CES/RS, Claudio Augustin, que está retornando as atividades do conselho. Os encontros são realizados de forma híbrida através da plataforma “Cisco Webex”.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS) protocolou nesta segunda-feira (8), na Assembleia Legislativa, o pedido para que sejam destinados recursos para a covid-19, conforme previsto no PES 2020/2023, o que não está discriminado no planejamento orçamentário da Secretaria da Saúde.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) renovou o quadro de entidades e movimentos sociais durante o processo eleitoral realizado nesta quinta (11/11). Foram eleitas novas entidades para ocupar as 40 composições do colegiado, compostas por titulares e suplentes, até 2024. A lista final das entidades e movimentos eleitos será publicada no dia 17 de novembro, no site do CNS.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

De acordo com anúncio da Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizado nesta terça-feira (9), mais de 670 mil jovens adultos não voltaram aos postos para a segunda dose da vacina contra a covid-19 no Rio Grande doSul. Ainda de acordo com a pasta, quase 230 mil gaúchos nesta faixa etária receberam sequer a primeira.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

A edição do Boletim InfoGripe da Fiocruz desta quinta-feira (11/11) indica a manutenção da tendência de aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados a outros vírus respiratórios entre crianças (de zero a 9 anos). O cenário é diferente para a população adulta (20 anos ou mais): ainda há predomínio quase absoluto de diagnóstico de Covid-19 entre os casos de SRAG com resultado laboratorial no país, e o número de novos casos semanais se mantém em situação de estabilidade. Esse predomínio se mantém para os adolescentes (de 10 a 19 anos), mas com redução na positividade geral e maior presença relativa de casos detectados de Rinovírus. A análise é referente à Semana Epidemiológica (SE) 44, do dia 31 de outubro até o dia 6 de novembro.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Estudo do Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde (Proadess) da Fiocruz mostra que, em municípios com população acima de 80 mil habitantes e situação de alta vulnerabilidade socioeconômica, a maioria das internações hospitalares (60% do total) ocorre em unidades do próprio local de residência do paciente. Porém, quanto maior a complexidade dos procedimentos necessários, maior é a necessidade de busca de tratamento em outros municípios. Por exemplo, quase 80% dos pacientes que precisaram de atendimento hospitalar para câncer tiveram que se internar fora de seu local de residência. Também é significativo o percentual de internações cirúrgicas fora do município de domicílio, chegando a mais de 60% na Região Centro-Oeste.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

Trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família, representantes de entidades sindicais, vereadores e usuários do SUS na cidade realizaram nesta quinta (11), pela manhã, um protesto na Secretaria Municipal da Saúde para reivindicar o fim das demissões no IMESF e cobrar mais uma vez um posicionamento da gestão municipal em relação ao destino da atenção básica na capital.

(RE)EXISTÊNCIA EM TELA:

Esta semana indicamos o documentário “SICKO: SOS SAÚDE”, de Michael Moore.O cineasta Michael Moore analisa as crises do sistema de saúde americano e observa porque milhões de americanos continuam sem seguro saúde adequado para tratamentos. Ele explica como o sistema se tornou problemático e visita outros países que recebem tratamentos gratuitos, tais como Canadá, França e Reino Unido.

ASSISTA:CLIQUE AQUI

EVENTOS DO CES/RS

Para acompanhar a plenária basta acessar o link: fb.com/ConselhoEstadualdeSaudeRS

Participe das Reuniões das Comissões do CES/RS!

CLIQUE NO LINK PARA IR DIRETAMENTE PARA A REUNIÃO

CLIQUE AQUI

Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.