Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Terceira Semana de Dezembro
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 17/12/2021 às 18:23

Informe Semanal da Terceira Semana de Dezembro

Informes da Semana CES/RS
Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR AS NOTÍCIAS

 

Defender os direitos humanos, a garantia à vida e à saúde mental é o objetivo da 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental. Marcado para 8, 9 e 10 de abril de 2022, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG/RS), em Porto Alegre, o evento será realizado com o tema “Política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado e liberdade rumo a avanços e garantias do serviço da atenção psicossocial no SUS”. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Na última segunda-feira (13) ocorreu a audiência pública virtual que reuniu as comissões de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle para discutir o impacto da pandemia causada pelo Covid-19 no orçamento da saúde de 2022. A proposição foi feita pelos deputados Luciana Genro, Sofia Cavedon, Pepe Vargas, Jeferson Fernandes, Valdeci Oliveira, Fernando Marroni, Edegar Pretto, Zé Nunes e Luiz Fernando Mainardina.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Nesta quarta-feira (15), mais de 200 servidores (as) estaduais se mobilizaram para cobrar do governo do estado a reposição das perdas inflacionárias e o andamento do projeto de reestruturação das carreiras. O ato foi realizado ao meio-dia, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), e reuniu trabalhadores (as) das secretarias da Saúde, da Agricultura, do Meio Ambiente, de Obras, do Planejamento e da Cultura, entre outras áreas. A maioria era de Porto Alegre e Região Metropolitana, além de alguns representantes do interior do estado.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A edição de dezembro do boletim BiblioCovid foi buscar, na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) Adolec Brasil, os dez artigos para compor o último número do ano, que tem como tema: "Juventude e Covid-19";

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Neste momento, em que a vacinação segue avançando em todo o país, o Brasil tem visto uma queda nos principais indicadores da pandemia, uma conquista resultado da campanha de imunização contra a Covid-19. No entanto, a pandemia ainda não acabou e, assim como houve o surgimento da variante Delta no final de 2020, uma nova variante, a Ômicron, também representa um alerta sobre a pandemia e a realização das festividades de fim de ano. Apesar das conquistas, é fundamental avançar na vacinação e manter as medidas adicionais de proteção. Por isso, o Observatório Covid-19 Fiocruz lança uma nova cartilha, que sistematiza um conjunto de recomendações que orientam sobre formas mais seguras de passar o Natal e o réveillon e diminuir os riscos de transmissão da Covid-19 no período. Além da cartilha, as orientações também serão divulgadas em formato de cards informativos que possam ser compartilhados pelo WhatsApp e demais redes sociais, bem como por uma enquete nas redes, que simula um jogo para a pessoa que deseja ir a um encontro de fim de ano da maneira mais segura possível. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

No mês “dezembro vermelho”, o plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) abriu a sua 327ª Reunião Ordinária, nesta quarta (15/12), discutindo a importância de se fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico e campanhas que tratem do HIV/Aids no Brasil.

A reunião ocorre na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília, e conta com a participação de conselheiros nacionais de Saúde online (formato híbrido).  

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O atual presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, foi reeleito para comandar a entidade pelos próximos três anos. A eleição ocorreu no começo da tarde desta quinta-feira (16/12), em reunião em formato híbrido, realizada em Brasília.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Durante a 328ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizada nesta sexta (17/12), em formato híbrido, em Brasília, os novos conselheiros e conselheiras nacionais de Saúde, eleitos para a gestão 2021-2024, cobraram o Ministério da Saúde mais recursos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e atenção diante das sequelas geradas pela pandemia.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Na tarde de sexta-feira, 10 de dezembro, foi realizado o Seminário do Documento Orientador da 4ª CESM que debateu os eixos propostos para debate nas etapas municipais. As contribuições do debate serão incluídas no documento pela comissão de Formulação e programação da 4ª CESM. 

Acesse o link do seminário

Acesse o Documento Orientador Preliminar





Participe das Reuniões das Comissões do CES/RS!

CLIQUE NO LINK PARA IR DIRETAMENTE PARA A REUNIÃO

  • 13/12 - 16h30min - CEPICS

    • Número da reunião: 2335 574 5938





  CLIQUE AQUI
        

Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!                                                                                    

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS