Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Segunda Semana de Fevereiro
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 11/02/2022 às 19:02

Informe Semanal da Segunda Semana de Fevereiro

Informes da Semana CES/RS
Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

 

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR AS NOTÍCIAS

 

Em Nota Técnica divulgada nesta quinta-feira (10/2), o Observatório Covid-19 Fiocruz analisa as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS relativas a 7 de fevereiro, em comparação aos dados divulgados na última semana. A análise aponta que 9 unidades federativas estão na zona de alerta crítico, com indicadores iguais ou superiores a 80%, 11 estados na zona de alerta intermediário e 7 fora da zona de alerta. Entre as capitais, 15 estão na zona de alerta crítico, 5 na zona de alerta intermediário, 5 fora da zona de alerta e 2 não têm disponibilizado suas taxas. 

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

As aulas na rede pública estadual gaúcha estão com retorno 100% presencial marcado para o dia 21 de fevereiro. O governo do Rio Grande do Sul emitiu uma nota informativa, em 31 de janeiro, com as medidas que serão adotadas para o retorno (veja no final da matéria). O Centro dos Professores do Estado do RS (CPERS Sindicato) faz um alerta para a falta de segurança sanitária de alunos e trabalhadores para o retorno presencial.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

A pandemia do novo coronavírus aprofundou as desigualdades, a exploração e o preconceito que recaem sobre o contingente de mais de 2 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, de nível técnico e auxiliar, os quais exercem atividades de apoio na assistência, no cuidado e no enfrentamento à Covid-19. Um estudo inédito realizado pela Fiocruz com esses trabalhadores considerados “invisíveis e periféricos” analisou as condições de vida, o cotidiano do trabalho e a saúde mental desse contingente, revelando que 80% deles vivem situação de desgaste profissional relacionado ao estresse psicológico, à sensação de ansiedade e esgotamento mental. A falta de apoio institucional foi citada por 70% dos participantes do estudo e 35,5% admitiram sofrer violência ou discriminação durante a pandemia. A maioria de tais agressões (36,2%) ocorreu no ambiente de trabalho, na vizinhança (32,4%) e no trajeto casa-trabalho-casa (31,5%).

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) demonstra que o número de novos casos de covid-19 nos municípios de Rio Grande e Pelotas continuam crescendo de forma acelerada, assim como em todo o estado. Contudo, esta etapa da pesquisa, feita com dados coletados até o dia 5 de fevereiro, mostra que o crescimento desacelerou em comparação com a análise anterior, feita em 20 de janeiro.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A Câmara dos Deputados colocou em análise uma proposta que determina a criação da política de enfrentamento ao Alzheimer. O projeto, de origem do Senado, prevê que os órgãos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão incluir, em um banco de dados, as notificações sobre ocorrências da doença.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A Justiça Federal declarou nulo o processo de licenciamento do projeto da Mina Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, aberto pela empresa Copelmi Mineração Ltda junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

A decisão, publicada nesta terça-feira (8) pela juíza Clarides Rahmeir, da 9ª Vara Federal de Porto Alegre, acatou a ação civil que pedia a suspensão do empreendimento por conta da exclusão da comunidade indígena que vive no seu entorno, no município de Charqueadas (RS), do Estudo de Impactos Ambientais (EIA/Rima).

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A Câmara dos Deputados colocou em análise uma proposta que determina a criação da política de enfrentamento ao Alzheimer. O projeto, de origem do Senado, prevê que os órgãos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão incluir, em um banco de dados, as notificações sobre ocorrências da doença.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Comitê Em Defesa Das Vítimas Da Covid 19

 

4ª Conferência Estadual de Saúde Mental 

Na 1ª Plenária Extraordinária de 2022, realizada nesta quinta-feira (10), foi definida a manutenção da data da realização da Conferência Estadual de Saúde Mental, nos dias 8, 9 e 10 de abril, de forma virtual. 

Acesse os documentos referentes a 4ª CESM 

http://www.ces.rs.gov.br/lista/450/4%EF%BF%BD-Conferencia-Estadual-de-Saude-Mental-RS-CESM-2022



Participe das reuniões das Comissões do CES/RS!



Contribua com o informe semanal através do email: ces@saude.rs.gov.br

 

  CLIQUE AQUI
        

Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!                                                                                    

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social. 

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS