Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Informe Semanal da Segunda Semana de Março
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 11/03/2022 às 18:24

Informe Semanal da Segunda Semana de Março

Informes da Semana CES/RS
Informes da Semana CES/RS

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, com objetivoconscientizareinformara população, vem por meio deste divulgar algumas de suas ações e informativos voltados a saúde pública no Estado do Rio Grande do Sul:

 

CLIQUE NO TÍTULO PARA ABRIR AS NOTÍCIAS

 

Neste sábado, 12 de março, está marcado nacionalmente como o Dia em Homenagem às vítimas da Covid-19 e o Conselho Estadual de Saúde do RS (CES/RS) junto com a Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (AVICO), COREN/RS, Associação Vida e Justiça e demais entidades do Comitê em Defesa das Vítimas da COVID 19 irão realizar um ato em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção) às 10 horas.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O mês de fevereiro encerrou com 22.195 mortes registradas no Brasil em decorrência da covid-19, segundo dados do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

A despeito da fragilidade dos dados nacionais existentes sobre a situação vacinal das vítimas da doença, especialistas afirmam que a maior parte dos óbitos e dos casos graves estão relacionados a pessoas não vacinadas, com o esquema vacinal incompleto ou pessoas vacinadas já idosas ou com comorbidades.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) retomou nesta quarta (23/02) o julgamento sobre a natureza do rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Trata-se de uma lista usada como referência básica para a cobertura de tratamentos pelos planos de saúde. Porém, a decisão foi adiada após a leitura do voto da ministra Nancy Andrighi, por um pedido de vista coletivo. Não há previsão para retomada do debate.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) vai entrar para a história do país como o que liberou mais de um agrotóxico por dia. Uma média de 1,4 por dia, muitos deles altamente perigosos à saúde e ao meio ambiente e por isso proibidos em muitos países.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

A Fiocruz lança, nesta sexta-feira (11/3), Nota Técnica sobre o uso de máscaras no ambiente escolar, em contexto de flexibilização das medidas protetivas, e reafirma que ainda há o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Elaborada pelo Grupo de trabalho (GT) Retorno às Atividades Escolares da Fiocruz, com coordenação da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), o documento propõe o apoio às medidas de flexibilização dos protocolos, sempre que definidas por autoridades sanitárias locais e apoiadas por comitês científicos, com cautela e contínua avaliação. A análise tem como base o cenário atual de expressiva redução da transmissibilidade de Covid-19 verificada em alguns territórios e reconhece os prejuízos do uso das máscaras de longo prazo em ambientes socioeducacionais.  

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Nesta sexta-feira (11/3), data em que se completam dois anos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus, o novo Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19 chama atenção para o relaxamento prematuro das medidas protetivas diante do cenário atual. Segundo os pesquisadores do Observatório, responsáveis pelo Boletim, é necessário ter prudência na adoção de qualquer medida de flexibilização, tanto pelo possível impacto do Carnaval e o potencial aumento de casos e internação, como pela "vacinação que avançou bastante, mas precisa ir além".

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

Na semana seguinte ao Carnaval e com o país registrando quase 50 mil novos casos em média por dia, governos estaduais e prefeituras começam a anunciar em cascata o fim da exigência do uso de máscara de proteção contra a covid-19. 

Embora o ritmo de propagação do coronavírus no Brasil não seja mais tão intenso quanto em outros momentos da emergência sanitária, especialistas consideram que a medida pode trazer impactos indesejáveis no controle da doença no Brasil.

Saiba mais: CLIQUE AQUI

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) repudiou, nesta sexta (11/03), a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 6299/2022, conhecido como Pacote do Veneno, que flexibiliza o controle e a aprovação de agrotóxicos no Brasil e concentra as decisões junto ao Ministério da Agricultura. O colegiado também recomenda a votação e aprovação do PL nº 6670/2016, que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pnara).

Saiba mais: CLIQUE AQUI



  CLIQUE AQUI
        

Faça parte do Canal do Whatsapp do CES/RS para receber mais informações durante a semana! Basta clicar aqui para participar!                                                                                    

Acesse o site do CES/RS (www.ces.rs.gov.br) para mais informações, em seguida compartilhe em suas mídias para fortalecermos o controle social.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1501/9º
               Cidade Baixa Porto Alegre/RS
90119-900
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS