Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > COM FOME NÃO HÁ SAÚDE
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 08/07/2022 às 09:29

COM FOME NÃO HÁ SAÚDE

Com fome não há saúde
Com fome não há saúde

Conferência Livre -  COM FOME NÃO HÁ SAÚDE  - Etapa VIII CESSANS
A insegurança alimentar ocorre quando as pessoas não têm acesso regular e permanente a alimentos, o que se dá em diferentes níveis de gravidade. Em 2022 a insegurança alimentar passou a ser a triste realidade de mais da metade (58,7%) da população brasileira (VIGISAN, 2022). Hoje 33,1 milhões de pessoas passam fome em nosso país (VIGISAN, 2022).
A insegurança alimentar e a fome têm efeitos negativos e imediatos sobre a saúde e o bem-estar, comprometendo as potencialidades físicas e sociais das pessoas. A alimentação em quantidade e qualidade inadequada resulta, entre outras coisas, no enfraquecimento do corpo, em prejuízos no desenvolvimento físico e mental e no aumento da probabilidade de doenças, tornando a população atingida ainda mais vulnerável. A situação se agrava quando se trata de crianças, quando a fome e a desnutrição podem trazer consequências para a vida toda.
Além disso, é importante destacarmos o atual crescimento da fome oculta, que ocorre quando as famílias não têm condições de ter acesso a uma alimentação adequada, que contemple fonte de nutrientes e minerais, como frutas e verduras, leguminosas. Nesse caso, muitas vezes as famílias restringem sua alimentação a alimentos ultraprocessados, pobres nutricionalmente, enganando a fome, mas sem ter o aporte de nutrientes necessário para a saúde da pessoa.
A fome ainda traz à tona outros problemas estruturais da nossa sociedade. A fome tem cor, tem raça, a fome tem gênero e a fome tem classe. É o resultado do desmonte de políticas públicas que asseguravam o direito humano à alimentação.
Com o objetivo de discutirmos esta problemática e pensarmos em caminhos possíveis para uma outra realidade, o Conselho Estadual de Saúde realizará a Conferência Livre – Com Fome Não Há Saúde, etapa da 8ª Conferência Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS, que ocorrerá virtualmente no dia 08/07, das 13h30 às 17h.
???? Panorama da Fome no Brasil e no Rio Grande do Sul - Márcia Falcão, CONSEA/RS
???? Alimentação adequada como direito - Júlio Alt, Presidente CEDH/RS
???? O papel da Nutrição no combate a fome - Magda Cammerer, Presidente do CRN-2
???? Segurança alimentar X Segurança do alimento - Paulo Casanova, CES/CRMV e Vigilância em Saúde de Porto Alegre

Traga sua proposta e venha debater conosco!

Acesso através do link: https://us02web.zoom.us/j/9195698407

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS