Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Na Comissão de Saúde do Trabalhador, debate sobre adoecimento, fiscalização de ambientes
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 21/06/2013 às 12:12

Na Comissão de Saúde do Trabalhador, debate sobre adoecimento, fiscalização de ambientes

A fiscalização nos ambientes de trabalho, a precarização das condições de trabalho e os casos de adoecimento foram tema, esta semana, de uma reunião ampliada da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) do CES/RS. Participaram da mesa de debates o presidente da Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho (Agitra), Luiz Alfredo Scienza, e o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES/RS, Fábio Kalil.

Kalil argumentou que o tema saúde do trabalhador, com o olhar da saúde, é relativamente novo, embora há muito tempo seja defendido como essencial. Ele também declarou que, historicamente, o assunto fica em segundo plano. Ele ainda explicou que, atualmente o câncer, nos mais diversos tipos, é a segunda causa de óbitos entre trabalhadores, mas “ainda não se faz o nexo com o trabalho”.

Com seus quase 30 anos dedicados ao assunto, Scienza alertou que as questões relacionadas à saúde do trabalhador vem saindo do foco da discussão política muito rapidamente. “Perigosamente, tem ficado em plano secundário, não é prioridade, ao menos para a maioria de nossos governantes”, disse. Ele citou dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 2013 apontando para 270 milhões de novos acidentes por ano em todo o mundo e 160 milhões de novas doenças ocupacionais no mesmo período. “É de registrar que as doenças ocupacionais matam seis vezes mais que os acidentes”, observou. E acrescentou: “trabalho não é para adoecer gente, não é para matar pessoas”.

O debate foi conduzido pelo coordenador da CIST, conselheiro Alfredo Elenar Gonçalves.

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS