Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Saúde Mental é tema de seminário na Plenária do CES
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 02/09/2013 às 12:34

Saúde Mental é tema de seminário na Plenária do CES

 

 

 

 

O Seminário de Formação em Saúde Mental para conselheiros estaduais de saúde e integrantes das Comissões do CES/RS ocorreu dia 29 de agosto, durante todo o dia. Pela manhã, após o acolhimento e a apresentação de um vídeo de sensibilização, foi resgatado o histórico e colocada em debate a atual conjuntura da saúde mental no Rio Grande do Sul. Os temas ficaram a cargo da professora de Psicologia Maria de Fátima Fischer e da psicóloga Ivarlete França. Logo após, entrou em pauta a legislação atual e a linha de cuidado da saúde mental no Estado, com a participação da coordenadora da Política de Saúde Mental da SES/RS, Károl Veiga Cabral.

Durante as apresentações, as palestrantes lembraram que a reforma psiquiátrica nasceu com a reforma sanitária. “Se a saúde mental está dentro da saúde, ela está dentro de uma caixinha e temos que romper isto”, revelou Károl. As três ressaltaram que hospício não é lugar para solução da loucura.

Ao falar sobre a necessidade de formação para todos os segmentos que integram o sistema de saúde pública, Fátima Fischer argumentou que poucos cursos de nível superior ensinam o SUS profundamente. “Muitas vezes, este tema entra de contrabando. Então, quem é este profissional que vai atuar em nossas equipes? Este é um tema necessário”. Ivarlete destacou a importância de a formação atingir o controle social, o segmento dos usuários e os movimentos sociais. Sugeriu a realização de um calendário para discussão de temas importantes no CES/RS.

A parte da tarde foi reservada para trabalhos em grupo sobre o papel do controle social na efetivação da política de saúde mental. O resultado da discussão será levado como subsídio para a efetivação de um Plano de Ações do Conselho em Saúde Mental.     

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS