Página inicial > Comunicação > Notícias > CES/RS e Controladoria-Geral da União firmam parceria para capacitar conselheiros municipais e estaduais de saúde
Publicação: 06/05/2014 às 00:00

Comissão de Fiscalização do CES/RS e CGU

A Comissão Permanente de Fiscalização do CES/RS recebeu, no dia 06 de maio, os representantes da Controladoria-Geral da União (CGU), Cláudio Moacir Marques Corrêa e Carlos Augusto Rotta, com o intuito de estreitar uma parceria para melhorar a fiscalização no SUS. Nesta conversa ficou acertada a realização de uma capacitação de conselheiros estaduais e municipais de saúde, que deverá ocorrer em agosto deste ano. Neste evento, pela manhã, será orientado como acessar o Portal da Transparência e outras ferramentas de acesso à informação, consultas sobre convênios, quanto foi recebido pelos municípios por programas de governo, entre outros. O período da tarde está reservada especificamente para as questões de saúde como convênios, contratos e repasses fundo a fundo.

Tanto os representantes da CGU quanto os conselheiros que compõem a Comissão Permanente de Fiscalização concordaram que um problema sério é o fato de que muitos conselhos não têm conhecimento de seu papel. “Nossa meta é atingir o maior número de pessoas com este trabalho de capacitação, para que mais conselheiros se apropriem de informações, usem as ferramentas que estão à disposição para bem fazerem o seu trabalho”, observou Cláudio Corrêa.