Página inicial > Comunicação > Notícias > CES/RS REALIZA FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS NO INTERIOR DO ESTADO
Publicação: 03/07/2014 às 19:29

CES/RS REALIZA FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS NO INTERIOR DO ESTADO

Formação em Novo Machado e Miraguaí

O Conselho Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (CES/RS) através de sua Comissão de Educação Permanente realizou formação de Educação em Saúde nos dias 17 e 18 de junho em Novo Machado e Miraguaí em parceria com os respectivos Conselhos Municipais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde.

A atividade em Miraguaí, que foi realizada na Câmara de Vereadores, contou a presença de cerca de 50 participantes entre conselheiros de municipais de saúde, Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, Visitadores do Primeiro Infância Melhor (PIM), Técnicos de Enfermagem, enfermeiros, médicos, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, gestores, vereadores, lideranças comunitárias, imprensa local e o prefeito da cidade.
Representantes do CES/RS, Conselheiro Rafaeli Marques da Silva e Assessora de Comunicação da Escola de Saúde Pública, Marcia Camarano, debateram o tema Direitos Humanos à Saúde com Controle Social no SUS. Foram abordados temas sob a ótica do conceito de saúde, elementos históricos da origem do SUS, princípios das Diretrizes do SUS, Gestão, Orçamento, os Ciclos Orçamentários e seus desafios e o papel dos Conselheiros e do Conselho nestes processos.
Rafaeli e Marcia Camarano avaliaram a participação e mobilização dos munícipes de Miraguaí muito positiva, os quais se demonstraram preocupados e inclinados a trabalhar pela qualidade dos serviços em saúde e qualidade de vida da população.
O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto Konzen, acolheu os representes do CES, apresentando a estrutura de duas Unidades da Estratégia de Saúde da Família do município, bem como conhecer o estilo de vida dos moradores de Miraguaí.
Ainda, cabe dar destaque para o Presidente da Câmara, Fabiano Mewes e da servidora pública Sileia Correa Mewes, pelo seu esforço em realizar o evento.

Em Novo Machado/RS promoveram uma capacitação para os conselheiros municipais de saúde, trabalhadores em saúde e liderança comunitárias.
Nesta ação, trabalharam com temas de formação para conselheiros de saúde, tais como: Conceito de Saúde, elementos históricos da Saúde Pública Brasileira, princípios das Diretrizes do Sistema Único de Saúde, financiamento, gestão e o papel do conselho de saúde e de seus conselheiros. Cerca de 25 pessoas participaram da atividades.
Para a Secretária Angélica, a atividade foi um "momento muito importante para os conselheiros, trabalhadores de saúde e comunidade em geral. A capacitação foi excelente, os participantes puderam esclarecer dúvidas e adquirir conhecimento, além de perceber a grande importância dos conselhos de saúde".
Rafaeli e Marcia avaliaram muito positiva a participação dos conselheiros e demais participantes que foram participativos e contribuíram no debates os temas trabalhados na capacitação.

(VPC)