Página inicial > Comunicação > Notícias > Formação de Conselheiros em Pedras Altas
Publicação: 22/07/2014 às 13:24

Formação de Conselheiros em Pedras Altas

Pedras Altas - RS

Texto publicado pelo Conselheiro Rafaeli Marques em sua página social no Facebook sobre a formação de conselheiros realizada pelo CES/RS em Pedras Altas no dia 18 de julho de 2014.

Estrada de chão, de difícil acesso em dias de chuvas, olhar vago aos horizontes de colinas a perde de vista, cidade de edificações e monumentos antigos, históricas, manifestando a tradição gaúcha, de frio e neblinas, cidade com aproximadamente 3 mil habitantes localizado no sul do Estado do Rio Grande do Sul na fronteira do Uruguai. Membros do Conselho Estadual de Saúde CES/RS estiveram em Pedras ...Altas no dia 19/07, através da Comissão de Educação Permanente e em parceria com profissionais do Grupo Hospitalar Conceição GHC e Conselho Municipal de Saúde promoveram formação com os conselheiros de saúde de Pedras Altas.
A abertura das atividades contou com a presença e participação de autoridades locais, os membros do CES/RS trabalharam aspectos da história de luta da saúde através de uma dinâmica em que os participantes ajudaram a construir a história de luta de saúde na cidade. Foi debatido também com os participante os aspectos de conceito à saúde, os princípios de diretrizes do SUS, financiamento e planejamento em saúde, o papel e função do conselho de saúde e sua legislação.
Os membros do CES tiveram tempo de prestar entrevista a radio comunitária e ao jornal local da cidade esclarecendo a população do trabalho desenvolvido na cidade.
No final das atividades do dia, o Conselho Municipal de Saúde Saúde de Pedras Altas de medida provisória, até se adequarem a legislação, deram posse dos conselheiros de saúde sobre a tutela dos representantes do CES/RS.