Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Início do conteúdo
Topo do site, versão de impressão (Exemplo)
Página inicial > Comunicação > Notícias > Economista Francisco Funcia fala sobre desfinanciamento do SUS em audiência pública
RSS
Facebook
A A A
Publicação: 06/03/2017 às 11:30

Economista Francisco Funcia fala sobre desfinanciamento do SUS em audiência pública

Francisco Funcia na Audiência Pública - Foto: Guerreiro/Agência ALRS
Francisco Funcia na Audiência Pública - Foto: Guerreiro/Agência ALRS

 

Representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS) participaram sexta-feira (3/3) de audiência pública sobre financiamento do Sistema Único de Saúde, promovida pela Comissão Especial sobre Sustentabilidade Financeira do SUS, na Assembleia Legislativa. Francisco Rózsa Funcia, economista e consultor técnico da Comissão de Orçamento e Financiamento do Conselho Nacional de Saúde (Cofin/CNS), falou sobre “a evolução do financiamento do SUS”.

Em sua palestra, Funcia destacou que a restrição da saúde como direito, diante da deterioração do quadro de subfinanciamento do SUS, no contexto da Emenda Constitucional (EC) 95/16 e do ajuste fiscal, vai causar uma redução gradual de recursos para o sistema, “que sairá do subfinanciamento para o desfinanciamento”.

Aprovada no final do ano passado, a EC 95, explicou, acaba com a vinculação de um percentual de receita líquida e estabelece um piso tão baixo “que se iguala a um subsolo”. E alertou: “Somente vão manter os valores de 2017 por 20 anos; pode crescer a receita que nem um centavo a mais virá para o SUS”. Clique aqui para acessar a explanação de Francisco Funcia.  

Endereço da página:
Copiar
Conselho Estadual de Saúde
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 521 - Mezanino
Centro Histórico Porto Alegre/RS
CEP 90020-020
Fone: (51) 3288-7970 3288-7971  3288-5992
Porto Alegre - RS