Página inicial > Comunicação > Notícias > CES/RS participa de Congresso de Secretarias Municipais de Saúde
Publicação: 23/07/2013 às 15:09

CES/RS participa de Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

O Conselho Estadual de Saúde participa do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde e 25º Seminário de Municipalização da Saúde, que ocorrem dias 22, 23 e 24 de julho, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Em debate, a qualidade dos serviços de saúde com foco na gestão, financiamento e regulação no SUS. Gestores e conselheiros também discutem Planejamento em Saúde (Plano Municipal de Saúde, Programação Anual de Saúde e Mapa de Saúde), o Sistema de Informação E-SUS, as redes de atenção à saúde, vigilância em saúde, a importância do controle social no SUS, entre outros.

A presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, e o conselheiro estadual Cláudio Augustin, representante do CES/RS, juntamente com o presidente do Cosems, Arilson Cardoso, apresentaram a Oficina “A importância do controle social no SUS. Augustin levantou questões sobre o “efeito cascata” causado pela desresponsabilização do SUS, tendo em vista que o não investimento do percentual mínimo na área da saúde pelos governos federal e estadual. Chamou a atenção dos gestores para a necessidade de pensar no modelo de saúde que se quer e se precisa.

Maria do Socorro trouxe reflexões sobre a atuação dos conselheiros, que apresentam pouca autonomia e estrutura, o que acarreta prejuízo ao trabalho do controle social. Por sua vez, Arilson Cardoso abordou a importância da paridade e participação da gestão nas reuniões dos conselhos municipais, visto que a maioria dos problemas dos municípios não é resolvida justamente por falta de participação da gestão. Também ressaltou a necessidade da participação da sociedade nos espaços criados para o controle social.